Marketing de conteúdo eficiente: porque sua empresa deve começar já

faça marketing de conteudo

Atualmente, fazer marketing de conteúdo eficiente é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, os novos hábitos dos consumidores estão mudando a cada dia.

Isso tem forçado as empresas a se adaptar o mais rápido possível às mudanças e aos novos cenários. Especialmente quando pensamos que 93% das compras em todo o mundo começam através de pesquisas em sites de busca, como o Google.
E é aí que entra o marketing de conteúdo. Pois são os artigos publicados no blog de sua empresa, postagens nas redes sociais, vídeos e tutoriais em canais de YouTube que vão mostrar ao seu lead que você tem a solução que ele busca.

Então a regra é: sua empresa fornece conteúdo para enriquecer e facilitar o dia a dia de seu consumidor. Em contrapartida, ele vai recompensá-la tornando-se um cliente fiel.

Objetivos do marketing de conteúdo eficiente

O propósito principal do marketing de conteúdo eficiente é atrair e reter clientes de forma consistente. Tudo através da criação e curadoria de conteúdo relevante para influir positivamente no comportamento do consumidor.

Por isso, este processo tem que ser contínuo. Além disso, deve estar fortemente integrado com a estratégia global de comunicação de toda a empresa.

Então a ideia aqui é que sua empresa deve ser proprietária dos meios de comunicação. Como blogs próprios, fanpages e redes sociais.

Dessa forma, sua presença digital fica solidificada e sendo alimentada ao longo da produção. Ao contrário de uma exposição efêmera, como ocorre no marketing convencional.

O marketing de conteúdo eficiente pode mudar positivamente a percepção dos clientes sobre sua marca. Pois é através deste input que ele consegue gerar novas cadeias de pensamento e comportamentos.

É por isso que especialistas de marketing em todo mundo apontam que esta é não é uma tendência para o futuro, mas sim uma realidade. Sendo assim, as empresas que ainda não investem neste formato vão acabar fora do mercado.

Leia também: Transformação digital 2.0: sua empresa está preparada?

Não existe mais marketing sem conteúdo

Então seja qual for a estratégia de comunicação usada atualmente por sua empresa, o marketing de conteúdo pode ser explorado e integrado à campanha como um todo.

Seja através de suas redes sociais, boas práticas de SEO, uso de PR e influenciadores ou inbound marketing. Pois é o conteúdo bem produzido que se transforma na isca que vai direcionar o tráfego de entrada dos leads.

A palavra-chave aqui é valor. Que faz a diferença entre pular a publicidade de compartilhá-la com a equipe, amigos e em suas redes sociais.

Um bom exemplo do que estamos falando aqui é a campanha “Get Optimistic”, promovida pela Xerox em parceria com a Revista Forbes.

A ação focou em conteúdo específico e dicas de negócios relevantes para um grupo seleto de empresas. A iniciativa gerou resultados muito expressivos:

  • Geração de mais de mil reuniões para apresentações,
  • Interação de mais de 70% das empresas visadas com a landing page da campanha,
  • Mais de 20 mil novos contatos,
  • Aumento de mais de 300% nas taxas de abertura de e-mails em relação a campanhas anteriores.

E o melhor: a campanha gerou um ROI de US$ 1.3 bilhões. Tudo isso graças a uma boa ação de marketing de conteúdo. Toda bem fundamentada por uma estratégia de inbound marketing.

Formatos de marketing de conteúdo eficiente

Existem diversas formas de introduzir o marketing de conteúdo nas campanhas de sua empresa.

Então os infográficos são um bom exemplo. São aqueles gráficos trabalhados de forma lúdica, que trazem estatísticas, tabelas, informações. Assim sua empresa pode trabalhar um universo de informações:

  • História da empresa,
  • Componentes dos produtos,
  • Formas de usar,
  • Evolução das qualidades do produto,
  • Principais benefícios e muito mais.

Além disso, a vantagem de investir nesse formato é que ele muitas vezes é usado como referência em blogs do segmento e até em artigos da mídia. Então isso traz um endosso todo especial à marca.

Sua empresa também pode apostar em:

  • Blog próprio,
  • Landing pages especiais para produtos ou serviços específicos,
  • Podcasts,
  • Conteúdos em redes sociais,
  • Vídeos que permitem ao seu cliente visualizar a forma de usar e os resultados obtidos com aquele produto ou serviço,
  • eBooks e outros materiais ricos, entre outros.

A lista é longa. Por isso, deve ser explorada por sua equipe ou agência de marketing digital como uma excelente ferramenta de persuasão e vendas.

Então como você pode ver, sua empresa precisa sim investir na produção de marketing de conteúdo eficiente. Dessa forma, fica mais fácil ampliar a geração de leads qualificados e alavancar as vendas em sua empresa.

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