Marketing de conteúdo: porque sua empresa deve começar já

Os novos hábitos dos consumidores estão mudando a forma com que as empresas trabalham o marketing – e o marketing de conteúdo é a principal mudança nesse novo cenário.
Atualmente, 93% das compras em todo o mundo começam através de pesquisas em sites de busca, como o Google.
E é aí que entra o marketing de conteúdo, pois são os artigos publicados no blog de sua empresa, postagens nas redes sociais, vídeos e tutoriais em canais de YouTube que vão mostrar ao seu lead que você tem a solução que ele busca.
A regra é: sua empresa fornece conteúdo para enriquecer e facilitar o dia a dia de seu consumidor. E ele vai recompensá-la tornando-se um cliente fiel.

Objetivos do marketing de conteúdo

O propósito principal do marketing de conteúdo é atrair e reter clientes de forma consistente. Tudo através da criação e curadoria de conteúdo relevante para influir positivamente no comportamento do consumidor.
Este é um processo contínuo, que deve estar fortemente integrado com a estratégia global de comunicação de toda a empresa. A ideia aqui é que sua empresa deve ser proprietária dos meios de comunicação – como blogs próprios, fanpages e redes sociais – e não alugá-los, como ocorre no marketing convencional.
O marketing de conteúdo bem feito pode mudar positivamente a percepção dos clientes sobre sua marca. E, através deste input, gerar novas cadeias de pensamento e comportamentos. É por isso que especialistas de marketing em todo mundo apontam que esta é não é uma tendência para o futuro, mas sim uma realidade. E empresas que ainda não investem neste formato vão acabar fora do mercado.

Não existe mais marketing sem conteúdo

Seja qual for a estratégia de comunicação usada atualmente por sua empresa, o marketing de conteúdo pode ser explorado e integrado à campanha como um todo.
Seja através de suas redes sociais, boas práticas de SEO, uso de PR e influenciadores ou inbound marketing. O conteúdo bem produzido é a isca que vai direcionar o tráfego de entrada dos leads.
A palavra-chave aqui é valor. Que faz a diferença entre pular a publicidade de compartilhá-la com a equipe, amigos e em suas redes sociais.
Um bom exemplo do que estamos falando aqui é a campanha “Get Optimistic”, promovida pela Xerox em parceria com a Revista Forbes.
A ação focou em conteúdo específico e dicas de negócios relevantes para um grupo seleto de empresas. A iniciativa gerou resultados muito expressivos:
– geração de mais de mil reuniões para apresentações
– interação de mais de 70% das empresas visadas com a landing page da campanha
– mais de 20 mil novos contatos
– aumento de mais de 300% nas taxas de abertura de e-mails em relação a campanhas anteriores.
E o melhor: a campanha gerou um ROI de US$ 1.3 bilhões.
Tudo isso graças a uma boa ação de marketing de conteúdo, bem apoiada por uma estratégia de inbound marketing.

Formatos de marketing de conteúdo

Existem diversas formas de introduzir o marketing de conteúdo nas campanhas de sua empresa.
Infográficos são um bom exemplo: gráficos trabalhados de forma lúdica, que trazem estatísticas, tabelas, informações – sobre a história da empresa, competentes dos produtos, formas de usar e muito mais.
A vantagem de investir nesse formato é que ele muitas vezes é usado como referência em blogs do segmento e até em artigos da mídia. E isso traz um endosso todo especial à marca.
Sua empresa também pode apostar em:
– blogs próprios
– landing pages especiais para produtos ou serviços específicos
– podcasts
vídeos que permitem ao seu cliente visualizar a forma de usar e os resultados obtidos com aquele produto ou serviço
– e-books
A lista é longa e deve ser explorada por sua equipe de marketing como uma excelente ferramenta de persuasão e vendas.
Todos esses motivos comprovam que sim, sua empresa precisa investir na produção de marketing de conteúdo.
Ele pode ampliar a geração de leads qualificados e alavancar as vendas em sua empresa.

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