Táticas de inbound marketing: o que faz uma campanha ser bem-sucedida

As táticas de inbound marketing funcionam como um time: marcam mais pontos quando o conjunto é bem orquestrado.
Já iniciativas solitárias ou muito pontuais podem dar resultados muito aquém do que sua empresa espera e precisa – além de causar a impressão errada sobre sua eficácia.
E é justamente esse um dos problemas do mercado atualmente: tem muita empresa por aí falando que aplica inbound marketing. Quando, na verdade, está apostando em apenas uma única tática.
Se você quer saber se esse é o caso da sua empresa – e como sair dessa armadilha com resultados positivos – siga na leitura com a gente!

Ecossistemas saudáveis de inbound marketing

Bill Faeth é um grande especialista em crescimento e desenvolvimento de negócios, empreendedorismo e marketing. É dele a acurada análise a seguir:

“Inbound marketing não pode ser segmentado em categorias separadas,
com cada seção detendo um poder independente.

Enquanto acreditamos em SEO para atrair visitantes de pesquisa orgânica,
sabemos que o SEO não funciona se não houver conteúdo.

Sem as mídias sociais, os artigos do seu blog não chegam para pessoas novas e interessadas.
E SEO, conteúdo e mídias sociais são completamente inúteis
sem um processo de geração de leads no lugar.”

Resumindo: fazer uma ou outra ação de inbound não é fazer de fato uma campanha bem-sucedida.
Para obter resultados reais e mensuráveis, sua empresa deve apostar em um conjunto de táticas de inbound em uma campanha integrada – e aí sim sua empresa estará fazendo inbound marketing de resultados.

Conheça as principais táticas de inbound marketing

A maioria – senão todas – as campanhas de inbound marketing de sucesso incorporam todos ou partes dos elementos a seguir:

Mídias sociais

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest: a lista é vasta, assim como as oportunidades para sua empresa fazer negócios e fidelizar clientes.
O grande ponto positivo dessa tática é a possibilidade de interagir com seu cliente potencial. Isso permite que sua empresa possa promover mudanças ou expandir estratégias bem-sucedidas.

SEO

Search Engine Optimization é uma parte integrante e fundamental do inbound marketing eficaz.
Sua função é otimizar sites, perfis em redes sociais, blogs em todo o ambiente digital, tornando-o mais visível na busca pelos usuários.

Adwords

Essa é uma das táticas de inbound marketing mais adotada pelas empresas atualmente. Isso porque sua estratégia é muito alinhada ao próprio conceito de inbound: ambos utilizam conteúdo para atrair, engajar e converter leads.
O Adwords ajuda a gerar aumento de tráfego para o seu site através de diversos formatos: rede de pesquisa, rede de display, mobile ou YouTube. Quem determina isso é você, através do perfil do seu target.

Landing Page

Essa página da web tem como premissa fornecer um conteúdo de valor em troca dos dados de seu visitante – o que já ajuda na qualificação dos leads.
Ela pode ser usada para promover e oferecer o acesso a material didático produzido por sua empresa (e-books, whitepapers, webinars, entre outros), divulgar campanhas especiais, distribuir ofertas e códigos de desconto, etc.

Vídeos para web

A explosão de novas plataformas para vídeos – como o Snapchat, Instagram Stories, Periscope e Facebook Live – tornou esse formato de conteúdo mais popular do que nunca.
Conteúdos em vídeos atraem mais visualizações e, quando bem explorados, podem atrair leads bem nutridos, facilitando o processo de conversão.

E-mail marketing

Excelente canal para divulgação de ofertas e promoções, o e-mail marketing ajuda a atrair mais visitantes e potencializa suas campanhas de inbound marketing.
Mas atenção: certifique-se de os e-mails marketing de sua empresa ofereçam conteúdo pertinente e de qualidade. E que jamais sejam confundidos com spam.

Newsletter

Poderosa ferramenta de nutrição de leads durante a jornada de compra, a newsletter ajuda a distribuir conteúdo didático para sua base de clientes e assinantes cadastrados.
O disparo pode ser realizado em diversos formatos: e-mail, SMS, MMS e até através de chatbots.

Blog e Podcast

O blog, uma das mais populares táticas de inbound marketing, é uma espécie de vitrine para mostrar todo o potencial que sua empresa pode oferecer em soluções e facilidades.
Seu papel é fundamental em campanhas bem-sucedidas, devido ao seu poder de condução e nutrição de leads.
Uma outra versão dessa tática é o Podcast: uma versão em áudio do conteúdo de um artigo. É um formato interessante para atingir pessoas que aproveitam seus micro-momentos: no trânsito, durante a prática de exercícios físicos ou até durante o expediente de trabalho.

Infográfico

Os infográficos digitais são muito estratégicos em campanhas bem-sucedidas de inbound marketing, devido ao seu potencial de distribuição de informação pertinente.
Além disso, bons infográficos costumam ser replicados pela internet afora, o que ajuda a gerar fluxo para o seu site e um caráter de especialista para sua empresa.

CRM

O Customer Relationship Management, ou CRM, tem como objetivo fidelizar seus clientes e transformá-lo em um embaixador da marca, uma espécie de garoto propaganda.
O CRM atua em três frentes: a criação de canais de relacionamento entre empresa e clientes, na busca e análise de suas necessidades para antecipação de problemas e soluções, além de ser fonte de insumo estratégico na criação conteúdos e interação com o cliente.

Webinar, White Paper e E-book

Materiais didáticos ajudam a posicionar sua empresa como especialista no mercado – o que contribui para o goodwill da marca.
Os Webinars são conferências realizadas por via online, onde uma pessoa apresenta o conteúdo. Alguns dispõem de chats, que ajudam a audiência a interagir durante a transmissão.
White papers são materiais gráficos mais enxutos, usados para divulgar dados, ações, cases de sucesso e produtos de uma empresa.
Já os e-books são importantes de ferramenta de distribuição de conteúdo sobre as especialidades e soluções de sua empresa, em um formato compartilhável.
Nos dois casos, é possível obter dados de possíveis leads para a disponibilização do material, garantindo uma base de contato qualificada para sua equipe de vendas trabalhar posteriormente.

Essas são as principais táticas de inbound marketing que você pode aplicar em seu negócio. Para saber mais sobre o tema, clique a seguir e baixe nosso e-book sobre o tema!

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