As táticas de inbound marketing funcionam como um time: marcam mais pontos quando o conjunto é bem orquestrado.
Já iniciativas solitárias ou muito pontuais podem dar resultados muito aquém do que sua empresa espera e precisa – além de causar a impressão errada sobre sua eficácia.
E é justamente esse um dos problemas do mercado atualmente: tem muita empresa por aí falando que aplica inbound marketing. Quando, na verdade, está apostando em apenas uma única tática.
Se você quer saber se esse é o caso da sua empresa – e como sair dessa armadilha com resultados positivos – siga na leitura com a gente!
Ecossistemas saudáveis de inbound marketing
Bill Faeth é um grande especialista em crescimento e desenvolvimento de negócios, empreendedorismo e marketing. É dele a acurada análise a seguir:
“Inbound marketing não pode ser segmentado em categorias separadas,
com cada seção detendo um poder independente.
Enquanto acreditamos em SEO para atrair visitantes de pesquisa orgânica,
sabemos que o SEO não funciona se não houver conteúdo.
Sem as mídias sociais, os artigos do seu blog não chegam para pessoas novas e interessadas.
E SEO, conteúdo e mídias sociais são completamente inúteis
sem um processo de geração de leads no lugar.”
Resumindo: fazer uma ou outra ação de inbound não é fazer de fato uma campanha bem-sucedida.
Para obter resultados reais e mensuráveis, sua empresa deve apostar em um conjunto de táticas de inbound em uma campanha integrada – e aí sim sua empresa estará fazendo inbound marketing de resultados.
Conheça as principais táticas de inbound marketing
A maioria – senão todas – as campanhas de inbound marketing de sucesso incorporam todos ou partes dos elementos a seguir:
Mídias sociais
Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest: a lista é vasta, assim como as oportunidades para sua empresa fazer negócios e fidelizar clientes.
O grande ponto positivo dessa tática é a possibilidade de interagir com seu cliente potencial. Isso permite que sua empresa possa promover mudanças ou expandir estratégias bem-sucedidas.
SEO
Search Engine Optimization é uma parte integrante e fundamental do inbound marketing eficaz.
Sua função é otimizar sites, perfis em redes sociais, blogs em todo o ambiente digital, tornando-o mais visível na busca pelos usuários.
Adwords
Essa é uma das táticas de inbound marketing mais adotada pelas empresas atualmente. Isso porque sua estratégia é muito alinhada ao próprio conceito de inbound: ambos utilizam conteúdo para atrair, engajar e converter leads.
O Adwords ajuda a gerar aumento de tráfego para o seu site através de diversos formatos: rede de pesquisa, rede de display, mobile ou YouTube. Quem determina isso é você, através do perfil do seu target.
Landing Page
Essa página da web tem como premissa fornecer um conteúdo de valor em troca dos dados de seu visitante – o que já ajuda na qualificação dos leads.
Ela pode ser usada para promover e oferecer o acesso a material didático produzido por sua empresa (e-books, whitepapers, webinars, entre outros), divulgar campanhas especiais, distribuir ofertas e códigos de desconto, etc.
Vídeos para web
A explosão de novas plataformas para vídeos – como o Snapchat, Instagram Stories, Periscope e Facebook Live – tornou esse formato de conteúdo mais popular do que nunca.
Conteúdos em vídeos atraem mais visualizações e, quando bem explorados, podem atrair leads bem nutridos, facilitando o processo de conversão.
E-mail marketing
Excelente canal para divulgação de ofertas e promoções, o e-mail marketing ajuda a atrair mais visitantes e potencializa suas campanhas de inbound marketing.
Mas atenção: certifique-se de os e-mails marketing de sua empresa ofereçam conteúdo pertinente e de qualidade. E que jamais sejam confundidos com spam.
Newsletter
Poderosa ferramenta de nutrição de leads durante a jornada de compra, a newsletter ajuda a distribuir conteúdo didático para sua base de clientes e assinantes cadastrados.
O disparo pode ser realizado em diversos formatos: e-mail, SMS, MMS e até através de chatbots.
Blog e Podcast
O blog, uma das mais populares táticas de inbound marketing, é uma espécie de vitrine para mostrar todo o potencial que sua empresa pode oferecer em soluções e facilidades.
Seu papel é fundamental em campanhas bem-sucedidas, devido ao seu poder de condução e nutrição de leads.
Uma outra versão dessa tática é o Podcast: uma versão em áudio do conteúdo de um artigo. É um formato interessante para atingir pessoas que aproveitam seus micro-momentos: no trânsito, durante a prática de exercícios físicos ou até durante o expediente de trabalho.
Infográfico
Os infográficos digitais são muito estratégicos em campanhas bem-sucedidas de inbound marketing, devido ao seu potencial de distribuição de informação pertinente.
Além disso, bons infográficos costumam ser replicados pela internet afora, o que ajuda a gerar fluxo para o seu site e um caráter de especialista para sua empresa.
CRM
O Customer Relationship Management, ou CRM, tem como objetivo fidelizar seus clientes e transformá-lo em um embaixador da marca, uma espécie de garoto propaganda.
O CRM atua em três frentes: a criação de canais de relacionamento entre empresa e clientes, na busca e análise de suas necessidades para antecipação de problemas e soluções, além de ser fonte de insumo estratégico na criação conteúdos e interação com o cliente.
Webinar, White Paper e E-book
Materiais didáticos ajudam a posicionar sua empresa como especialista no mercado – o que contribui para o goodwill da marca.
Os Webinars são conferências realizadas por via online, onde uma pessoa apresenta o conteúdo. Alguns dispõem de chats, que ajudam a audiência a interagir durante a transmissão.
White papers são materiais gráficos mais enxutos, usados para divulgar dados, ações, cases de sucesso e produtos de uma empresa.
Já os e-books são importantes de ferramenta de distribuição de conteúdo sobre as especialidades e soluções de sua empresa, em um formato compartilhável.
Nos dois casos, é possível obter dados de possíveis leads para a disponibilização do material, garantindo uma base de contato qualificada para sua equipe de vendas trabalhar posteriormente.