Descubra quais são as táticas de marketing B2B essenciais para trazer mais resultados expressivos para seus negócios ainda este ano!

Táticas de marketing B2B essenciais para o seu negócio

Estamos sempre em busca das táticas de marketing B2B mais eficazes e confiáveis para nossos clientes. Pois é assim que conseguimos ajuda-los a obter resultados cada vez mais expressivos. Tanto em conversões quanto em crescimento de participação de mercado.

Mas acreditamos que é importante ajudar também outras empresas. Afinal, estamos atravessando ainda um momento delicado. Ainda sob os impactos da pandemia e as questões econômicas.

Por isso preparamos este artigo. Para dividir algumas táticas de marketing B2B que podem ajudar também o seu negócio. Ao fim da leitura, se você sentir que precisa de mais informações ou suporte, é só falar com a gente.

Enquanto isso, siga na leitura e saiba mais!

5 táticas de marketing B2B que você não pode ignorar este ano

Se 2020 pareceu um ano inimaginável, o que podemos falar de 2021? Por sorte, 2022 chegou com uma série de avanços – da vacinação e da retomada da economia.

Mas as mudanças de comportamento entre os consumidores – tanto entre o B2B quanto no B2C – são visíveis. Muito do que foi o único caminho de sobrevivência durante pandemia hoje já é uma prática rotineira.

Quer um exemplo? O home office e o delivery. Antes vistos como exceção, hoje tornaram-se uma parte importante da rotina das pessoas. E tudo indica que serão permanentemente incorporados ao chamado “novo normal”.

Então sua empresa precisa ter mais que atenta a tudo isso. Precisa estar pronta para agir. Inclusive, ter flexibilidade e agilidade para agir rápido é o marco zero das táticas de marketing B2B atualmente.

Um estudo recente apontou uma ênfase geral maior sobre a estratégia da marca voltada para a personalização e propriedade de marca.

Mas vale ressaltar que a ordem de importância que essas táticas a seguir pertencem vai variar de acordo com suas metas e KPIs.

Leia também: KPIs para empresas B2B: conheça os principais indicadores

Porém, cada uma delas, sem dúvida, afetará o sucesso de todas as campanhas de marketing B2B que você vier a realizar daqui em diante. Então vamos lá:

1) Alavancar a conscientização de marca

Em anos anteriores, a maioria das empresas priorizou a geração de leads qualificados para vendas e marketing.

Mas antes víamos muitas empresas trabalhando ativamente nos mecanismos de busca. Todas lutando para serem vistas e ouvidas. Porém, estamos experimentando hoje um movimento diferente.

Atualmente, muitas marcas estão dedicando tempo e energia para aumentar a conscientização de sua marca. Assim como de seus produtos, serviços e equipes.

O que isso significa na prática? Que se você não está levando seu site e perfis de rede social a sério, é hora de começar.

Para colocar isso em prática de forma efetiva, é essencial conhecer seu cliente potencial. Assim você saberá onde eles investem mais o seu tempo. E estará apto para criar o conteúdo certo para se relacionar com eles.

Quando o assunto envolve táticas de marketing B2B, duas redes se destacam: LinkedIn e Twitter.

É possível obter um bom engajamento no Twitter, o que pode ser fundamental na conscientização da marca e na gestão da reputação.

O estilo de post da plataforma ajuda as empresas a construir personalidades e tons de marca acessíveis. O Nubank é bom exemplo de atuação voltada para conscientização de marca na rede.

Converse com sua agência de marketing digital para criar um conteúdo que ajude a estimular conversas entre públicos relevantes.

Além disso, apoie clientes existentes, compartilhe atualizações da empresa e do setor.

2) Aumentar a personalização para seu público

A personalização no B2B tem o poder de construir lealdade genuína da marca. Especialmente quando as empresas se concentram nos pontos que os leads mais valorizam ao longo da jornada do comprador e do funil de vendas.

Leia também: Funil de vendas em Y: conheça os benefícios para sua empresa

Estamos experimentando uma demanda cada vez mais pela personalização nas táticas de marketing B2B como:

Segundo estudo citado no início deste artigo, 41% dos entrevistados acreditam que a personalização será uma das estratégias de marketing e vendas mais aplicadas em 2022. Empatando com o marketing de mídia social.

Então o que isso significa? Que metade ainda não está pensando de fato em usar a personalização como estratégia. Por isso, quanto mais você explorar táticas de marketing B2B baseadas em personalização, melhor.

Pois aém de se destacar mais efetivamente entre os compradores potenciais, mais rápido será capaz de identificar o que funciona para sua marca e público. Assim como o que não funciona.

3) Priorizar o marketing de mídia social pago e orgânico

Atualmente, as empresas estão correndo para melhorar sua presença digital. Sendo assim, o SEO está cada vez mais no centro do palco das táticas de marketing B2B.

Cada vez mais empresas estão descobrindo o valor das mídias sociais trabalhadas de maneira orgânica. Assim como do marketing pago de mídia social.

Saiba mais: Descubra todas as vantagens de apostar em Mídia Paga

Por isso, estamos vendo muitas iniciativas que investem em ambos para melhorar seu desempenho online. Pois essas táticas permitem alcançar grupos altamente refinados de leads ideais. Porque conseguem se posicionar na frente deles, nos lugares certos e nos momentos certos.

Especialmente porque plataformas como Facebook e LinkedIn facilitam a identificação, engajamento e conexão de marcas com leads qualificados.

4) Apostar no marketing de vídeo

O marketing de vídeo realmente explodiu com a ascensão do TikTok, Stories, Reels e funcionalidades semelhantes em outras plataformas.

Além disso, o YouTube ainda tem seu espaço em termos de tamanho de audiência e consumo de anúncios para conteúdo de vídeo.

Além de ser altamente envolvente, o marketing de vídeo é flexível e acessível para empresas que trabalham com quase qualquer orçamento. Com uma câmera embutida em todos os dispositivos modernos, produzir conteúdo em vídeo pode ser rápido e direto.

Então é fácil criar e colocar em prática táticas de marketing B2B sob medida para destacar sua personalidade e tom da marca.

Sendo assim, os vídeos podem ter uma série de temáticas e formatos. Podem ser casuais ou profissionais. Abranger qualquer tópico:

  • Promoções de produtos e serviços,
  • Estudos de caso,
  • Entrevistas,
  • Depoimentos,
  • Tutoriais,
  • Demonstrações.

5) Use o LinkedIn de forma estratégica

Mesmo com a chegada de novas plataformas, o LinkedIn ainda é essencial dentro das táticas de marketing B2B.

Afinal, ela permite alcançar públicos altamente direcionados através de alguns formatos de anúncios diferentes. Pois o conteúdo postado por lá permite fornecer demonstrações e consultas. Compartilhar liderança de pensamento e mostrar seu trabalho.

Além disso, as listas de contatos e empresas podem ajudar a alcançar o direcionamento de nichos. Algo que é difícil de obter através de outros canais.

Com uma estratégia eficaz de ABM, as empresas podem usar técnicas de inbound marketing para estabelecer uma atuação mais precisa.

Dessa forma, sua empresa consegue se engajar diretamente com contas-chave e stakeholders de negócios. O que ajuda a obter resultados mais rapidamente.

Como aliar várias táticas de marketing B2B para obter mais sucesso?

Existem inúmeras plataformas e ferramentas para ajudar sua empresa a planejar, planejar e executar cada uma dessas táticas de marketing B2B.

Porém, sem um nível profundo de experiência tática e familiaridade com todo um mundo de dados valiosos, isso pode ser um tremendo desafio.

Então contar com especialistas pode ajudar sua empresa a obter resultados expressivos de uma forma mais efetiva, ágil e com maior eficiência econômica.

Por isso, se você precisa de ajuda para implementar essas estratégias e muito mais para sua marca, vamos conversar.

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