7 tendências do marketing mobile para acompanhar em 2022

Conheça as principais tendências do marketing mobile para 2022 e descubra onde o plano estratégico de sua empresa deve concentrar esforços.

Acompanhar as tendências do marketing mobile é essencial para toda empresa nos dias de hoje. Pois os consumidores estão gastando cada vez mais tempo em seus smartphones.

Então este é o melhor caminho para alcançar novos públicos de forma eficaz, rápida e econômica. Por isso, as marcas têm que se adaptar a esses tempos de mudança. Assim como criar estratégias para atender esse público de forma eficaz.

Além disso, a pandemia tem desempenhado um papel significativo no aumento da adoção de aplicativos móveis. E também na transformação digital das empresas.

Seu negócio precisa estar pronto para isso. Não apenas em 2022 – mas desde já. Confira aqui as principais tendências do marketing mobile no próximo ano. Assim como as principais áreas onde sua empresa deve se concentrar.

A força do mobile nos dias de hoje

Todos concordamos que os celulares se tornaram uma parte bastante significativa de nossas vidas. Usamos para diferentes propósitos. Desde atualizar as redes sociais até encontrar informações e compras.

Então é aí que as empresas encontram boas oportunidade. Como utilizar os hábitos das pessoas e oferecer seus produtos da maneira mais conveniente.

Atualmente, os brasileiros gastam em média 5,4 horas por dia em seus telefones. Portanto, se você quer que seu negócio seja visto, deve se concentrar nisso.

Conheça as principais tendências de Marketing Mobile

Aqui está uma lista das principais tendências de marketing mobile que você explorar e obter insights.

Use este conteúdo de forma estratégica. Assim será mais fácil alcançar seus clientes de uma maneira nova e inovadora.

 

1) Pesquisa de voz

A busca por voz revolucionou a maneira como buscamos informações. Só em 2020, o volume de pesquisas por voz aumentou 47%. E ainda sequer está em seu ponto alto de desenvolvimento de recursos.

A razão de toda essa popularidade é bem simples: praticidade. Afinal, esta é uma maneira eficiente e simples de obter as informações que precisa. Sem perder tempo para digitar.

Com a crescente procura por dispositivos como a Alexa, os números mencionados acima aumentarão. Fazendo desta uma das grandes tendências do marketing mobile.

Mas como isso reflete na sua estratégia? O primeiro passo é começar a pensar em otimizar seu conteúdo para pesquisa por voz.

Lembre-se de que as pessoas não falam e digitam da mesma forma. Pois os usuários tendem a falar com assistentes de voz como se estivessem falando com humanos.

Então isso significa que você deve trabalhar:

  • Perguntas;
  • Palavras-chaves de cauda longa
  • Tom informal.

 

2) Conteúdo de vídeo

Nos dias de hoje, o vídeo é um formato muito popular. Tanto que um vídeo breve engaja um público mais amplo do que um texto de conteúdo semelhante.

A razão é bastante óbvia: o formato é mais envolvente, lúdico e fácil de ser consumido. Por isso, muitos especialistas acreditam os vídeos responderão por 82% do tráfego na internet em 2022.

Leia também: Vídeos para vender mais: comece já, produza já, fature já!.

Então pode ser um vídeo de unboxing. De melhores práticas e usos. Ou uma live com um especialista de sua equipe. O importante é que os vídeos definitivamente estão entre as grandes tendências do marketing mobile.

 

3) Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

O UGC continua a ser um recurso altamente impactante dentro de toda estratégia de marketing.

Ele funciona na contramão do marketing de influenciadores. Nesse formato, os usuários são procurados e pagos pelas empresas anunciantes.

Já o conteúdo gerado pelo usuário gera um maior grau de confiança. Pois é baseado na vida real, experiência não remunerada e opiniões.

Então, isso amplia a credibilidade da marca. Além de ser uma excelente maneira de estreitar o relacionamento com leads e clientes.

Exemplos de conteúdo gerado pelo usuário incluem:

  • Postagens e marcações em seus próprios perfis no Instagram, YouTube, TikTok, Facebook e Pinterest,
  • Comentários no blog e redes sociais da marca,
  • Resenhas em fóruns do setor e apps como Trip Advisor, entre outros.

 

4) Social Commerce entre as tendências de marketing mobile

Estima-se que 3,80 bilhões de pessoas usam as redes sociais. Um número que só cresce a cada ano.

Por isso, as tendências do marketing mobile precisam encontrar novas maneiras de alcançar os clientes. Assim como facilitar o processo de compras o máximo possível.

Nesse sentido, anúncios shoppable não são novidades. Atualmente, muitas marcas usam o recurso para interagir com seus consumidores.

Mas muitas delas ainda têm um pequeno obstáculo no processo: para comprar, é preciso seguir um link para o site da empresa e fazer a transação lá.

É aqui que o Social Commerce entra. Os recursos possibilitam que os consumidores comprem um produto dentro da rede social. Desta forma, a jornada de compras é ininterrupta e o cliente pode fechar negócios de forma mais rápida e prática.

Mas, por enquanto, a atualização nas plataformas do Facebook e do Instagram ainda é restrita a alguns países.

 

5) Pagamento móvel

A introdução de carteiras digitais, como Google Pay ou Apple Pay, estabeleceu novas tendências do marketing digital.

Especialmente porque elas se tornaram extremamente populares entre os consumidores.

Pesquisas mostram que, até o final de 2021, mais de 50% dos consumidores usarão dispositivos móveis para compras.

Isso resultará na maior popularidade dos aplicativos de carteira móvel do que os cartões de crédito ou débito clássicos.

Além disso, os pagamentos móveis trazem benefícios para ambos – clientes e empresas.

Afinal, é muito mais rápido e fácil do que tirar um cartão da carteira e digitar a senha. Portanto, mais pagamentos podem ser feitos em menos tempo.

Quando falamos de clientes, menos tempo significa uma experiência do cliente mais satisfatória. Isso provavelmente levará a uma maior lealdade.

 

6) Maior implementação da IA

A inteligência artificial se tornará mais crucial à medida que as marcas se aprofundarem nas tendências do marketing móvel.

As empresas têm usado várias tecnologias de IA, como:

  • Curadoria automatizada de conteúdo de e-mail,
  • Reconhecimento de imagem,
  • Preços dinâmicos,
  • Previsão de vendas,
  • Criação de ofertas altamente personalizadas para atingir segmentos potenciais de clientes.

Então como sua empresa pode se beneficiar disso? Além de obter análises valiosas e economizar algum dinheiro, a IA pode ajudá-lo com:

Por isso, implementá-lo em sua estratégia de marketing seria um grande passo. Contar com uma agência de marketing digital pode acelerar esse processo.

 

7) Adoção rápida do 5G

Com a chegada da tecnologia 5G no Brasil, as marcas devem se preparar para as novas tendências do marketing mobile. Onde o conteúdo rico, relevante e interativo será uma das grandes estrelas.

Além disso, à medida que mais usuários atualizarem para a tecnologia 5G em 2022, as empresas terão mais oportunidades de explorar as capacidades dessa tecnologia ao máximo.

Dessa forma, a internet mais rápida vai proporcionar a utilização de anúncios interativos de alta criação.

Tudo para aumentar a eficiência de suas campanhas e melhorar a experiência do cliente através de RA e RV.

Leve as tendências do marketing mobile para sua estratégia digital em 2022

Os constantes avanços tecnológicos e as mudanças nos hábitos do consumidor colocaram os smartphones em posição de destaque.

Agora, eles podem responder qualquer pergunta que você possa ter. Assim como dar-lhe instruções, pagar contas, lembrá-lo de suas tarefas diárias. E muito mais.

No entanto, é preciso saber bem em quais setores agir. Afinal, é importante pensar em como usar essas tendências do marketing mobile para o seu produto e seu negócio.

Assim como para atender às necessidades de seus clientes ideias. Sempre da maneira mais rápida e eficaz.

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