Transformação digital 2.0: sua empresa está preparada?

Onde quer que você olhe, as pessoas estão falando sobre transformação digital 2.0 – mas o que seria esse conceito de fato?

A transformação digital refere-se à digitalização de todos os dados, processos e atividades dentro de uma organização. Todas essas pilhas de papel que costumavam manter as empresas em funcionamento estão rapidamente se transformando em códigos nos bancos de dados de computador.

Agora, em vez de esperar que alguém saiba a localização de um documento ou arquivo do passado, podemos transferir informações de um sistema para outro em um piscar de olhos.

A transformação digital 2.0 vai além disso: além de todos esses avanços tecnológicos já incorporados no dia a dia corporativo, novos recursos estão sendo adicionados. Agora as empresas também podem analisar e processar essas informações usando AI e aprendizado de máquina, fornecendo insights cada vez mais precisos e estratégicos.

Isso pode ser só o começo – e sua empresa precisa estar preparada para estes novos cenários desde já. Então siga na leitura e descubra o que é preciso para manter seus negócios no topo.

A transformação digital 2.0 no mundo

Empresas de todo o mundo estão aderindo à transformação digital 2.0 em níveis sem precedentes.

De dispositivos IoT a cloud computing e big data, o mundo gastará mais de US$ 7 trilhões em transformação digital até 2021.

O que essa transformação digital 2.0 significa para você e para os seus negócios? Seja a sua empresa do porte de uma Fortune 500 ou uma startup de SaaS trilhando o caminho rumo ao sucesso, para manter-se competitiva no mercado do futuro, precisa saber essa resposta.

Os benefícios de um futuro corporativo digitalizado

Pesquisas recentes afirmam que as empresas estão em diferentes estágios de maturidade digital.

O gerenciamento de TI é 79% digital, enquanto o gerenciamento de processos de negócios ainda é apenas 60% digital.

Essas lacunas não durarão muito, no entanto: no momento em que a transformação digital 2.0 estiver concluída, essas porcentagens estarão próximas de 100 em todos os setores.

Infelizmente, as empresas não podem esperar até que essa tecnologia seja obrigatória – elas devem navegar em um mundo digital agora.

A transformação digital 2.0 fornecerá não apenas novas ferramentas, mas também processos de negócios inteiramente novos. Somente as empresas que entenderem como alavancar seu capital humano e automatizado podem esperar competir em um mercado em que todos desfrutam de uma vantagem tecnológica.

O futuro é claro: as empresas que adotarem a transformação digital vencerão. Mas como as empresas podem se preparar hoje para as mudanças?

Os componentes da transformação digital 2.0

A transformação digital geralmente se refere a dois componentes distintos: automação de processos digitais e automação de processos robóticos.

A automação de processos digitais (DPA) é uma transformação digital aplicada aos processos centrais de um negócio. Este é o elemento mais fácil de implementar, porque as empresas podem mudar para processos digitais sem investir grandes quantias de dinheiro.

A automação de processos robóticos (RPA), entretanto, é reservada principalmente para empresas com centenas de pessoas executando as mesmas tarefas.

Grandes fabricantes, centros de entrada de dados e indústrias podem receber um tremendo retorno sobre o investimento em RPA. Já para a maioria das pequenas e médias empresas, a RPA continua sendo um avanço menos urgente.

Preparando-se para a mudança

Mesmo com toda a conversa e as questões que a cercam, essa nova transformação digital 2.0 é acessível, eficaz e necessária para empresas em quase todos os setores.

Se as organizações quiserem sobreviver na próxima década, devem aproveitar as novas ferramentas – e simplesmente usar softwares on-line não é suficiente.

As empresas precisam considerar como elas geram dados e onde elas têm oportunidades de usar e compartilhar essas informações.

Isso é mais do que uma melhoria para a vida profissional: este é um paradigma inteiramente novo.

Assim como as empresas evoluíram das máquinas de escrever para o Word no Google Docs, estamos à beira de uma maneira totalmente nova de pensar.

Ao adotar a transformação digital e buscar formas de implementar a automação de processos digitais e robóticos, você pode garantir que sua empresa permaneça à frente da curva digital.

Conte com a UP2Place Digital para colocar sua empresa à frente da transformação digital 2.0: solicite nossa avaliação de maturidade digital – sem custos.

Solicite sua avaliação de Maturidade Digital aqui mesmo!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!