Transformação Digital em 2017: top 5 de prioridades para sua empresa

Sua empresa está focando nas questões certas para conduzir a transformação digital em 2017?
Neste momento de balanço anual e de planejar o próximo ano, é importante colocar em perspectiva todas ações voltadas para esse objetivo.
Como já falamos aqui algumas vezes, a transformação digital já é uma realidade – e o digital precisa fazer parte do seu modelo de negócios se você quer garantir crescimento e mais lucro para sua empresa.

O que realmente faz a diferença

Muito tem se falado sobre o tema: que sua empresa deve prever aplicações para wearables, a Internet das Coisas, uso de realidade virtual.
Estes cinco pontos que serão abordados adiante talvez não pareçam tão inovadores ou que vão trazer aquele diferencial que todos buscam.
Mas se sua empresa não fizer progressos nestes pontos, não vai conseguir rentabilizar todas estas novas tendências digitais.
Por isso separamos aqui cinco entre os diversos pontos que devem ser prioridade para sua empresa no processo rumo à transformação digital em 2017. Veja mais a seguir.

1) Experiência do Cliente

Sem dúvida, a vantagem número 1 que a transformação digital trouxe para as empresas é a possibilidade de ampliar seu relacionamento com o cliente em um outro nível.
Mas para que isso dê certo, é importante que a organização alinhe seus interesses em todas as esferas e áreas internas.
A prioridade nesta questão é mapear as Buyer Personas e usar a jornada de compras para conhecer seu cliente e integrar esforços.

2) Cultura e Liderança

Uma das grandes barreiras para um processo bem-sucedido de transformação digital é a cultura interna.
E o uso de redes sociais empresariais e ferramentas de colaboração são fundamentais para esta etapa.
Por isso, você deve fugir de desculpas como “falta de tempo” ou dizer que isso “é tarefa do Marketing” e começar a usar os recursos a favor dessa mudança de cultura.
Sua prioridade máxima neste próximo ano, como líder, é determinar como a cultura em empresa deve mudar para apoiar a experiência do cliente.

3) Estratégia de Conteúdo

Sem um bom marketing de conteúdo, sua empresa terá dificuldades para atrair e envolver leads.
É preciso contar com uma estratégia de conteúdo coerente, coesa. Desde sua campanha em ponto de venda e anúncios em mídias de outbounding devem manter a mesma identidade criativa das peças desenvolvidas para o digital.
Tudo isso vai contribuir para o surgimento ou aumento de social selling, uma melhor experiência para o cliente e mais engajamento com sua marca.
Tenha como prioridade de transformação digital em 2017 uma cultura de conteúdo que aborde as necessidades de toda a empresa.

4) Criação e manutenção de um ecossistema digital

A integração de áreas, dados e ambientes é fundamental para garantir uma boa transição para a transformação digital.
Especialmente em Marketing, Vendas e Serviço. CMOs, CIOs e CHROs precisam manter políticas alinhadas – e sim, o RH precisa estar envolvido. Porque ao contrário do que se pensa, a transformação digital trata sobretudo de pessoas.
O foco prioritário aqui deve girar em torno de quebrar silos digitais e distribuir esse conceito de integração de forma global entre as áreas.

5) O novo marketing

Até aqui, falamos muito sobre questões organizacionais. Mas o desafio da transformação digital em 2017 envolve também em um novo modelo de comunicação de marca.
Especialmente no relacionamento com o cliente.
É por isso que os investimentos em marketing digital dobraram nos últimos dois anos, especialmente em canais como Facebook, Twitter e LinkedIn.
Isso porque estes canais permitem segmentar a audiência – e sua empresa tem certeza de que está investindo para falar com quem é de fato um cliente potencial.
Além disso, as redes sociais hoje desempenham um grande papel na experiência do cliente, já que muitas se tornaram um dos principais (senão o maior) e mais eficazes canais de SAC
E também são grandes fontes geradoras de leads – especialmente se a empresa conta com uma boa estratégia de inbound marketing.

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