Transformação Digital: Falhe, mas o mais rápido possível!

A transformação digital chegou com tudo e tem transformado a nossa maneira de enxergar e viver neste mundo. Quando podíamos imaginar, que ficaríamos tão dependentes de um celular por exemplo? Quem poderia crer que a internet tomaria conta de nossas vidas e negócios da maneira como tem sido?

Mas o que a tal era digital tem nos apresentado em comum, que não víamos antigamente? Vejamos…empresas tradicionais, sempre tiveram o foco em dominar tudo: desde a matéria prima até as vendas ao consumidor final. Com o passar do tempo, chegamos a terceirização de profissionais e produtos, até começarmos a ver o que acontece com algumas empresas atualmente.

O Facebook promove o entretenimento e informação, dando seu espaço gratuitamente para que pessoas tenham um perfil e possam interagir, mas vive de publicidade e não produz o próprio conteúdo. O famoso site indiano Alibaba de venda online de produtos abaixo da metade do preço, oferece uma infinidade de produtos incríveis. Porém não possui estoque.

Ou seja, ambas empresas são 100% digitais mas ganham por oferecer seu espaço para propaganda e interação pessoal para outras empresas funcionarem. Elas não precisam de matéria prima como antes, pois o que queremos o digital pode oferecer mais rápido, mais barato e muito mais inovador que antes.

Mas o que fez tudo mudar assim, tão rápido? Uma olhada mais atenta e vemos que a digitalização do mundo, mudou a forma como vendemos, compramos e interagimos com produtos e serviços. Antes, para pesquisar preços, íamos as lojas no centro da cidade, andávamos bastante e anotávamos a que tinha o melhor valor e qualidade para voltar e comprar. Hoje, com alguns cliques, pesquisamos tudo pela internet e compramos, sem ao menos sairmos do lugar.

A transformação digital abriu caminhos antes impenetráveis. Mudou nossa forma de consumo e nunca mais voltará a ser como antes. É uma via sem volta, não há como se remodelar as antigas práticas e formas. O novo só tem um caminho, para frente.

Mas, e seu negócio? Como fica nesse turbilhão digital? Ele tem tudo para sobreviver, crescer e prosperar ou a tendência é fechar as portas? A ideia é continuar e você precisa mudar seus conceitos, assim como a tecnologia mundial mudou e se ajustou ao novo conceito digital. Mas quais são os requisitos que sua empresa precisa seguir, para estar em harmonia com essa saga digital?

Sobrevivendo em meio a Inovação

Algumas empresas estão mais assustadas do que envolvidas com essa nova era digital. Para elas, perceber o valor de um aplicativo revolucionário, que ajude a gerenciar o tempo dos projetos é algo muito complexo e caro, ainda que estejamos falando de algo gratuito. É hora de olhar para seus conceitos e visão de mundo e perceber que tudo mudou e seu negócio precisa ter um novo insight.

É hora de dar um UP nos computadores de sua empresa com softwares que realmente agreguem valor e não apenas bytes – se a ideia é cortar custos e ao mesmo tempo promover a inovação, faça o BYOD funcionar em sua equipe, trazendo desde smartphones e tablets para agilizar seus processos – invista na nuvem e na segurança dela para que os dados estejam mais acessíveis a todos. Ou sua empresa muda ou o mercado a tira do jogo, pois ele vem mudando a muito tempo.

Mude o Mindset

É normal querer manter uma visão tradicional em alguns pontos da sua empresa. Por exemplo, ser flexível com horário é algo que para muitos é dar muita liberdade para os empregados se aproveitarem e não trabalharem direito, mas pesquisas mostram o contrário, eles estarão mais motivados e produtivos, quando tem mais espaço.

Faça testes inicialmente, para ver se realmente sua equipe não se adapta com o novo e veja se vale a pena continuar com mãos de ferro. Provavelmente você irá se surpreender.

Falhe, mas o mais rápido possível

Todos temos medo de errar e, errar é humano. O problema é cometer os mesmos erros dia após dia e não tomar uma posição diante disso. Outro ponto negativo é errar e demorar muito para corrigir o erro. Numa empresa, isso pode ser bastante perigoso e fatal para o negócio.

Erre, pode errar mas reconheça o erro, identifique-o e o corrija o mais rápido possível! Quanto mais rápido você fazer isso, maiores são as chances de sua empresa continuar firme e forte no mercado.

Aprenda ainda mais rápido com seus erros e acertos

Enquanto errar é humano, devemos aprender com esses erros para conseguirmos manter uma vida de qualidade. Isso vale muito mais para seus negócios. E numa empresa, um erro pode ser fatal e por isso, além de corrigi-lo rapidamente, é primordial que você aprenda com isso e que não volte a repetir essa falha.

Tenha registrados os possíveis erros que possam acontecer ou já tenham acontecido e as atitudes que foram tomadas para corrigi-los. Se o erro é novo, logo após a correção, anote esse problema e sua solução e envolva todos no conhecimento dessas normas. Quanto antes os acertos forem tomados, mais perfeito seu negócio andará e se manterá por muito tempo.

[highlight color=”#f96e5b”]”Construir-medir-aprender. Transforme ideias em produtos, medir como os clientes reagem, e, então, aprender se é o caso de pivotar (ajustar) ou perseverar” – Eric Ries[/highlight]

Esteja à frente da concorrência

Enquanto estiver olhando para os noticiários e pensando em quantos impostos mais terá que pagar por conta da crise, outros desligaram a TV e estão criando oportunidades nesse momento.

É aquela história: enquanto alguns choram as dificuldades, outros aproveitam e vendem lenços. Seja o vendedor de lenços!

Não perca tempo com o que acontece no mundo, faça a inovação! Esteja com um olho na concorrência, outro nos seus negócios e nas oportunidades, crie, inove e reinvente-se o mais rápido e com mais qualidade e preço baixo. Pare de ficar olhando para os problemas e olhe para seu mercado enxergando o quanto precisa tomar atitudes mais racionais e rápidas.

Crises e dificuldades sempre vão aparecer mas nessa hora a sua postura diante dessas dificuldades, é que vai dizer se há esperança para seu negócio ou não.

Transformação Digital: O importante é não ficar parado

O que mais aprendemos com a nova era digital? Simples, ela chegou com força total e muda constantemente, por isso devemos manter uma atualização continua, tanto dos dispositivos, equipamentos e programas mas principalmente de nosso conhecimento e prática para não ficarmos pra trás. O importante é sempre ir em frente, nunca ficar parado ou retroceder.

A transformação digital de tudo ao nosso redor é inevitável e a pergunta que você deve fazer a seu negócio é: como isso afeta minha empresa? Se ainda não afetou, é hora de reler este post e colocar as dicas aqui contidas em prática.

O problema não é não falhar mas ser ágil em corrigir tudo. Está preparado? Observe a urgência do seu negócio e responda essas perguntas o quanto antes, para que haja uma continuidade da sua empresa e ela seja uma referência em inovação para o futuro.

Quer se manter atualizado de como a Tecnologia pode alavancar seus Negócios, receba nossos artigos deixando seu e-mail no formulário abaixo.

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Ebook Tendências do Marketing Digital em 2020

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados

EN PT ES