Novos modelos de negócio impulsionados pela transformação digital

Novos modelos de negócio surgem a cada dia, impulsionados pela Internet das Coisas e a transformação digital. Saiba como explorar isso já!

A cada dia, acompanhamos o surgimento de novos modelos de negócio. Afinal, a tecnologia está em amplo crescimento, com um avanço que nunca foi tão grande como nas últimas três décadas.

Vimos o aparecimento e evolução dos computadores pessoais, os celulares deixaram de ser meros telefones portáteis. Além disso, hoje é possível saber a localização de qualquer endereço sem precisar de mapas gigantescos. Apenas falando ao GPS, ele te leva até seu destino.

Sem dúvida a transformação digital e Internet das coisas facilitou nossas vidas. Assim como a Cloud Computing e Big Data.

Pois tudo isso deixou não só o cotidiano mais prático e rápido, mas o trabalho também mais ágil, profissional e com resultados mais precisos.

A seguir, veremos o que são essas três importantes tecnologias, que já fazem parte da vida de todos. Assim como quais os novos modelos de negócio que estão com previsões de bons resultados nos próximos anos. Tudo por conta do avanço dessas tecnologias.

Como a Internet das Coisas impacta os novos modelos de negócio

Hoje as grandes corporações, estão caminhando em direção a um futuro. Onde essas três máximas se conectem cada vez mais e melhor.

A Internet das Coisas ou em inglês, Internet of Things (IoT), é a ideia de unir os objetos do dia a dia a internet. Um bom exemplo, são as geladeiras inteligentes, que você pode usar a internet para:

  • Comprar alimentos,
  • Fazer listas de compras,
  • Acompanhar a qualidade dos alimentos dentro dela e saber se estão em boas condições de consumo.

A Internet das coisas é hoje um termo cada vez mais usado. Pois cada dia que passa, novos dispositivos e aparelhos são conectados à internet.

O  iWatch da Apple é outro bom exemplo de como a internet das coisas, está invadindo, no bom sentido, todas as esferas de nossas vidas.

Porque a Cloud Computing e Big Data estão transformando novos modelos de negócio

A Cloud Computing é outra tecnologia que acabou se tornando de grande importância para as empresas. Ter seus arquivos, todos organizados e arquivados de forma totalmente digital e acessível apenas para as pessoas autorizadas.

Tudo isso se tornou um dos grandes interesses de todas corporações, sejam elas pequenas ou grandes, com o intuito de economia e praticidade.

Além disto, empresas estão estão desenvolvendo soluções que atendam sua demanda e, principalmente demandas do mercado.

Como é o caso da GE que lançou a Predix Cloud, que foi construído par suprir sua necessidade vivenciada, onde seu negócio atua em frentes que vão desde eletrodomésticos até turbinas de avião.

Com o objetivo de mitigar impactos aos principais negócios, ter vantagens competitivas e maior agilidade algumas empresas estão criando startups e novas marcas segregadas. Assim podem testar novas tecnologias e principalmente novos modelos.

A tecnologia Big Data, vai além de sua tradução em português “Grandes Dados”. Pois se baseia sobre os chamados 3 V´s: Volume, Velocidade e Variedade.

O Volume está relacionado ao número de dados e informações que podem ser interessantes para sua empresa, e que a internet oferece para seu crescimento.

A Velocidade, se refere a rapidez das informações que chegam a você e a forma como elas podem te ajudar a ser mais ágil diante de seus concorrentes.

Enquanto a Variedade se refere aos dados que poderão ser compartilhados e as formas de compartilhamento, exemplos, posts de blogs compartilhados em redes sociais.

Como os novos modelos de negócio transformam as nossas vidas

Entendido o que é a Internet das Coisas (IoT), Cloud Computing e Big Data, começamos a perceber o vasto mercado que essas três tecnologias estão começando a nos oferecer.

Na verdade, essas tecnologias já estão de certa forma entre nós. Mas o conceito e sua maturidade, requer tempo e familiaridade de um público, cada vez mais exigente e conectado.

Além das geladeiras e relógios com acesso a internet, como falamos anteriormente, outros produtos muito mais comuns de nosso cotidiano, estão se tornando cada vez mais automatizados e conectados.

Com um smartphone, é possível hoje fazer a Cloud Computing, Internet das Coisas e Big Data funcionarem em conjunto.

Isso facilita não só nossa vida social e pessoal como profissional. Especialmente entre equipes que estão sempre trocando informações e precisam estar em amplo desenvolvimento.

O que os estudos estão prevendo sobre Transformação Digital para os próximos anos

Nos próximos anos, as previsões são de que praticamente tudo que usamos em casa e no trabalho, estarão conectados sobre os pilares da Internet das Coisas, Cloud Computing e Big Data.

Isso é o que diz a Consultoria IDC, importante empresa de TI  que auxilia empresas no ramo da tecnologia da informação.

Nos próximos cinco anos segundo eles, mais de 90% dos dados da Internet das coisas, estará de forma totalmente em Cloud Computing.

Isso vai facilitar o processo de informações e diminuindo complexidade, além de reduzir custos. Tudo indica que a Internet das Coisas, irá dar aos gerentes de TI muito o que se pensar.

Além desses dados, segundo a consultoria IDC, a Internet das Coisas, Cloud Computing e Big Data terão um futuro bastante promissor e de mais facilidades e redução de custos, além de:

  • Criação de Cidades Inteligentes: Reurbanização de grandes e pequenas cidades, de forma a integrá-las com as novas tecnologias. Dessa forma, teremos cidades mais limpas, sustentáveis e inovadoras;
  • Incentivo a indústria ao desenvolvimento da Internet das Coisas: Cidades Inteligentes, terão o foco de incentivar suas indústrias e empresas em geral. Pois essas novas tecnologias vão garantir mais rentabilidade, agilidade em informações e produtos melhores e mais modernos;
  • Open Source: estima-se que, no futuro, mais de 60% das medidas de Tecnologia da Informação, se tornem totalmente em código aberto ou Open Source. Então isso dará mais oportunidades para que novos modelos de negócio sejam criados.

Preocupação com a Segurança: o grande desafio dos novos modelos de negócio

Apesar de tanta praticidade, a segurança ainda é algo que preocupa. Afinal, o acesso a essas informações, de uma forma muito mais facilitada e simples, pode favorecer a atuação de pessoas má intencionadas. Com isso, a incidência de roubos ou violação desses dados é com certeza muito maior.

A infiltração de vírus e softwares espiões, são hoje as grandes preocupações e detalhes que estão sendo estudados. Assim será possível criar plataformas e aplicativos cada vez mais seguras, simples e acessíveis.

Um futuro promissor!

Concluindo, os três pilares, Internet das Coisas, Cloud Computing e Big Data, as previsões são das mais promissoras.

Porém, bastante desafiadoras, diante de um mundo que ainda não está completamente digitalizado e automatizado. Mas está em pleno desenvolvimento para o aparecimento de novos modelos de negócio e oportunidades.

E você, está preparado para potencializar sua empresa através da Transformação Digital? Este artigo apresentou algumas dicas para quem está pensando em novos modelos de negócio.

Mas você pode complementar esse conteúdo: é só baixar nosso eBook, que tem uma abordagem simples e prática de oportunidades e como transformar seu negócio.

Clique aqui para baixar gratuitamente Novos Modelos de Negócio com a Internet das Coisas!

transformação digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
GUIA DE MÍDIA PAGA​

ABM Account-based Marketing

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados

EN PT ES