Os desafios dos negócios digitais para as empresas – Transformação Digital

Transformação Digital: Em conversas com consumidores, executivos e empreendedores que faço regularmente percebo claramente uma transformação nos seus comportamentos.

Os consumidores, as vezes sem perceber, falam de novas experiências de consumo, como utilizar um aplicativo mobile para solicitar um táxi, pedir uma pizza e um ingresso para o cinema, isto por conta de mais conforto, segurança e até mais barato dependendo da situação.

Executivos de todos os segmentos preocupam-se em como avançar nos negócios, considerando seu modelo e como atender consumidores mais exigentes, um enorme desafio.

E por último, os empreendedores digitais que trazem uma diferenciação na execução dos negócios, considerando o aprendizado e a rápida implementação e adequação.

Com esta transformação inúmeras empresas estão aventurando-se com produtos e serviços digitais. Modelos digitais abrem portas para maior lucratividade, graças a um modelo escalável. Porém, engana-se quem pensa que tudo isto é fácil e não é preciso fazer investimentos e experimentações. Neste artigo vamos explicar de forma simples os segredos para uma experimentação e sucesso no mundo digital.

Transformação Digital: O que fazer?

Quando os próprios consumidores estão passando por uma evolução tão dinâmica em seus hábitos de consumo, o que as empresas precisam fazer para permanecer no mercado? A resposta parece simples: apresentar rapidez na atualização de seus produtos e serviços e até mesmo de suas operações internas.

Entretanto, para startups digitais isto está ou deveria estar no “sangue”. Já para empresas constituídas há anos em modelos tradicionais a transformação digital não parece ser tão simples assim, pois é necessário experimentar, correr riscos não conhecidos, mudar comportamentos e até mudar a cultura de toda uma empresa.

Os desafios: Simplicidade e Velocidade

Um dos segredos é manter as inovações dentro de um alto nível de simplicidade e o outro que o desenvolvimento do produto ou serviço tenha alta velocidade na implementação, ou seja, rápido “Go-To-Market”.

Simplicidade significa disponibilizar algo que seja fácil de contratar e utilizar, simples na sua essência, barato e com boa qualidade, mas o mais importante é resolver um grande problema dos seus consumidores ou clientes.

Estes conceitos e metodologias surgiram dos modelos Ágeis, do Lean Startup e Customer Development, os quais estão cada vez mais apresentando-se como conceitos de sucesso entre os negócios digitais que surgem a cada dia.

As características básicas de um negócio digital

Os produtos e serviços digitais precisam ser altamente eficientes, automatizados e com alto potencial de escala. Desta forma, o processo de implementação é mais simples, diminuindo o tempo entre a apresentação da solução ao cliente, a compra e o uso.

O esforço para escalar seu negócio precisa ser o mínimo possível, ele pode nascer no seu bairro, mas deve ter potencial para conquistar o mundo, sem grandes investimentos em custos fixos.

Soluções flexíveis, Autosserviço e Escala

A flexibilidade dos novos produtos e serviços digitais é um fator importante. Disponibilizar ao consumidor soluções ou modelos que sejam flexíveis à sua necessidade, faz com que a decisão de compra seja mais rápida.

Existem diversos modelos de contratação, para cada negócio é necessário avaliar as alternativas, mas ao lançar o seu produto ou serviço digital escolha apenas um modelo, pois assim você facilitará na decisão de compra do seu consumidor e ganhará na simplicidade da gestão financeira e marketing da empresa.

Prefira modelos em que o consumidor tenha total autonomia para escolher e contratar seu serviço ou produto, sem a necessidade de intermediação física e demorada.

Vale considerar que é muito importante avaliar as suas estratégias de aquisição, retenção e monetização.

Veja alguns modelos de monetização e pagamentos recorrentes:

Pago: São os serviços e produtos que são pagos no momento da contratação ou aquisição
Pago com compras dentro da aplicação: Igual ao modelo Pago, mas ainda oferece opções de compras dentro da plataforma
Freemium: Muito comum para plataformas ou aplicativos de jogos, o aplicativo é grátis e há opções de compras para ter recursos adicionais ou facilidades
Freemium com Anúncios: Modelo de contratação ou aquisição grátis, mas com anúncios dentro da aplicação, os conhecidos banners onde se monetiza pelas impressões e cliques
• Subscription: Conhecido como assinatura, onde o usuário paga periodicamente (Mensal, anual, etc) para utilizar o serviço ou produto
Free com venda de produtos e serviços: Um modelo bem amplo, mas que tem como principal propósito ser a interface entre uma operação – normalmente venda ou contratação física de um produto ou serviço. Como por exemplo aplicativos de Taxi, delivery e agendamentos de serviços.

Essa flexibilidade precisa considerar os dois lados, o cliente e a própria empresa. Afinal, o sucesso de um produto ou serviço depende de ambos. Se o cliente tiver todas as facilidades para adquirir a solução, mas a própria empresa não estiver preparada, a escala pode não ser rápida ou simplesmente não ser bem-sucedida.

Quais são as dificuldades de Negócios digitais?

Criar uma solução digital que seja simples, otimizada e flexível o bastante para reduzir de maneira significativa o tempo de implementação parece simples, mas talvez não seja. Para complementar, as empresas, em especial as Startups com produtos e serviços digitais ainda precisam, normalmente, lidar com as restrições de recursos.

Já por outro lado, empresas chamadas tradicionais enfrentam outros desafios, como mencionado no início deste artigo, que estão na origem e essência da empresa.

Em ambas as situações, buscar ajuda e suporte com especialistas parece ser um ótimo caminho, sejam startups que buscam parceiros que a ajudem a acelerar seu negócio, mentores experientes ou mesmo investidores, ou empresas tradicionais que precisam buscar parceiros e soluções externas para levarem pensamentos, alternativas e ações diferenciadas. Cada caso é um caso!

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