5 alertas sobre transformação digital para empresas como a sua

Mais do que nunca, a transformação digital para empresas é uma questão de sobrevivência – no coração e mente do consumidor. Sem contar no mercado e no mar da concorrência.

Como já falamos aqui algumas vezes, a transformação digital já é uma realidade na sociedade como um todo. E ela vem influenciando a forma como consumimos, vivemos, conduzimos nossas rotinas diárias e vai moldar o novo futuro de uma forma cada vez mais intensa.

O cenário mundial já aponta tendências que estão convergindo para alavancar oportunidades para todo o mercado. E sua empresa (assim como o seu corpo diretor) precisa estar atento a estes cinco pontos que prometem intensificar ainda mais a necessidade de adaptação à transformação digital para empresas:

1) Os modelos de negócio estão mudando por conta da transformação digital para empresas

A transformação digital, as mudanças no perfil de consumo e metodologia de trabalho, cenários econômicos instáveis, a conscientização ambiental global. Todos estes fatores vêm influenciando mais e mais a forma com que pessoas e empresas fazem negócios. E isso afeta diretamente as estruturas de cada segmento.

O estudo CGI Global 1000, realizado no primeiro trimestre de 2016, mostrou que cerca de um terço dos executivos já têm a percepção dessa mudança.

E já entende que precisam estruturar suas empresas para atender este novo consumidor e garantir uma curva ascendente de crescimento.

2) A intensificação da consumerização em nosso dia a dia

Termo usado para explicar o uso de gadgets pessoais – como smartphones e tablets – no ambiente de trabalho, a consumerização também é reflexo da transformação digital na sociedade.

E esse hábito se estende também ao contato de seu cliente com sua empresa em canais que antes não eram usuais para sua equipe de vendas e atendimento ao consumidor.

O estudo da CGI citado acima apontou que 71% dos grandes líderes empresariais acredita que seus clientes querem envolver-se com as marcas através de experiências digitais personalizadas. E 18% concluíram que os canais digitais serão a preferência deste público para relacionar-se com as empresas.

Essa tendência, que é um reflexo direto da transformação digital enfrentada pela sociedade, é ainda mais acentuada nos segmentos de varejo, comunicação, finanças e bens de consumo.

3) As demandas regulatórias são maiores e mais rápidas

Nós atualmente já rodamos em um ritmo muito mais acelerado do que há cinco ou oito anos atrás. Hoje em dia o cliente que envia uma dúvida pelo Facebook espera um retorno imediato.

Processos burocráticos longos para trazer essa resposta do centro da empresa ao consumidor, comuns nas estruturas anteriores das empresas, não funcionam mais nesta nova estrutura.

Fora isso, metade dos líderes que participaram do estudo da CGI apontou que as demandas de hoje são ainda mais impactadas pelas crescentes exigências de suas organizações.

Hoje estes líderes são ainda mais pressionados pelos prejuízos materiais que as empresas podem sofrer por conta de leis de privacidade e proteção de dados.

4) Na transformação digital para empresas, a segurança é um diferencial competitivo

Em tempos de WikiLeaks, fotos vazadas para a imprensa e quebra de sigilo, a segurança da informação é uma das principais preocupações da sociedade. Tanto que foi um item citado por 62% dos líderes das organizações ouvidas pela CGI.

A transformação digital para empresas promete agilizar muito seus processos internos de vendas. Mas a agilidade jamais pode ser desculpa para deixar suas informações sem a proteção adequada.

5) A TI é o start da transformação digital para empresas

Como dissemos em um de nossos artigos anteriores, empresas que não aderirem à transformação digital podem sofrer perdas financeiras e de competitividade nos próximos dois anos.

E os departamentos de TI – capitaneados por CIOs criativos que saibam suas skills em tecnologia e estratégia digital com o poder da influência e inovação na governança – serão os principais responsáveis por posicionar empresas nesta nova era.

Especialmente porque um dos pilares da transformação digital é a convergência. Seus times de vendas, TI, marketing ou agência de marketing digital precisam estar alinhados – ou sua empresa não vai performar o esperado.

Voltando ao estudo, cerca de 70% das empresas que participaram tem planos para manter ou aumentar seus budgets e acelerar processos de implantação da transformação digital. E como já dissemos: quanto mais rápido sua empresa se adequar, mais à frente da concorrência ela estará.

Como começar uma transformação digital para empresas?

O ponto de partida é considerar que não há como não aderir à transformação. Agora é a hora de sair da zona de conforto e partir para a inovação e a transformação.

Pequenos ou drásticos, o fato é que sua empresa precisará de ajustes e adaptações para estar de acordo com essa realidade.

Ambientes de trabalho na nuvem, internet das coisas, centrais de CRM, automação do marketing – práticas como estas ajudam a maximizar os esforços dos seus times e dar-lhes espaço para atuarem mais em posições estratégicas e menos robóticas, qualificando seu tempo e seus talentos.

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