Transformação Digital para líderes empresariais: o que é preciso saber

Se o objetivo é prosperar neste novo cenário corporativo, é fundamental estar atento aos detalhes da Transformação Digital para líderes empresariais.
Esse momento requer uma habilidade para mover-se rápida e decisivamente.
Mas, infelizmente, alguns líderes muitas vezes não têm o conhecimento necessário para tomar as decisões certas.
Por isso, preparamos este artigo com uma série de pontos-chaves.
Eles podem ajudar você, como líder ou membro próximo, a conduzir corretamente o processo de Transformação Digital em sua empresa.

Um cego a guiar outro cego

A máxima é muito conhecida no cenário da Transformação Digital para líderes empresariais. E embora seja já perigosa quando acontece em um nível individual, é desastrosa quando as organizações é que sofrem deste mal.
E este cenário está se tornando mais frequente no mundo atual dos negócios, onde a inovação e o progresso acontecem à velocidade da luz.
Em salas de reuniões e workshops de estratégia, os líderes empresariais estão adotando a transição para o digital para se manterem competitivos.
Mas nem sempre dotados da visão estratégica e da experiência necessária para uma boa condução rumo à Transformação Digital.

Como é possível contornar o problema?

Priorização é a chave fundamental neste momento. E saber o que priorizar neste momento da Transformação Digital, para líderes empresariais é necessário ter experiência, conhecimento e perspicácia afiada.
Adaptar a sua empresa para a era digital requer não apenas uma sagacidade empresarial forte.
É fundamental contar também com um profundo conhecimento das melhores práticas e estratégias digitais.
Sem o primeiro, os esforços digitais de sua empresa não renderão resultados fortes, por não estarem alinhados com os objetivos principais do seu negócio.
E sem este último, você vai desperdiçar tempo e verba tentando implementar cegamente iniciativas digitais, mas sem entender como torná-las bem-sucedidas.
Então é importante que você, como um bom líder empresarial, saiba suprir a falta de experiência digital dentro de sua organização.
Quando a liderança não investe em habilidades digitais e conhecimento – tanto para si quanto para seus colaboradores – eles deixam de ser as pessoas mais importantes em sua organização. E tornam-se a maior ameaça à sua sobrevivência.
Quando os líderes não entendem a dinâmica de aquisição de clientes ou o processo de uma revolução digital nos negócios que impulsionam sua receita, eles podem olhar para os números isoladamente de outras variáveis relacionadas e tirar conclusões erradas. É uma liderança perigosa.

Bons colaboradores não podem ser tratados como um hamster

Ninguém gosta de correr e não chegar a lugar nenhum.
Cada colaborado com grande potencial ou líder em ascensão chega em uma empresa com ambição, desejo e motivação para grandes conquistas.
Seus objetivos específicos podem ser conduzidos pela natureza da empresa onde atua, pelos produtos ou por conta do modelo de negócios.
Mas o desejo de alcançar a grandeza é um fator comum entre os membros da sua equipe com grande potencial.
Um grande líder empresarial pode aproveitar toda essa energia, ambição e unidade para direcionar e orientar cada colaborador promissor para atingir seu maior potencial.
Com isso, a organização vai prosperar e atingir novos patamares. Especialmente nessa fase da Transformação Digital, onde a soma de talentos é fundamental para o sucesso do processo.
Mas quando a liderança falha nesta tarefa crítica de detectar, nutrir e estimular seus melhores talentos para atingir seu próprio potencial, a empresa perderá. Em diversos níveis.
A Transformação Digital para líderes empresariais pede sobretudo um olhar clínico – sobre si mesmo e sobre seus colaboradores.

Como o líder digital pode entrar neste novo modelo

A liderança velha guarda sempre esteve cercada de dogmas como “Focar em detalhes pequenos é ruim para a produtividade e para o negócio.”
Hoje, essa mentalidade pode ser fatal.
Se você não consertar o problema o mais rápido possível, não importa quão pequeno ou insignificante ele possa ser, voltará para assombrar sua empresa quando as situações evoluírem ou aumentarem em demanda ou difusão.
O diabo está realmente nos detalhes. E gestores “pelo em ovo”, que prestam atenção aos detalhes, serão os que vão entregar os melhores e maiores resultados.

Se você quer saber mais sobre Transformação Digital para líderes empresariais, baixe nosso material sobre o assunto e torne-se um expert em sua empresa!

e-book UP2Place Transformação Digital - Saiba o que é e por onde começar!

[whatsapp url=”http://peadig.com/wordpress-plugins/whatsapp-share-button/” title=”Check this out!”]

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!