O futuro dos apps na era da Transformação Digital

É inegável que as empresas estão passando por drásticas e constantes mudanças nos últimos tempos por conta da Transformação Digital.
A adoção em larga escala da cloud computing, somada ao advento da globalização e das mudanças rápidas ocorridas no mercado e na força de trabalho estão obrigando as empresas a mudarem totalmente a sua abordagem tecnológica caso queiram se manter “vivas” no mercado.
Todo este cenário está fazendo com que os CEOs e CIOs das grandes empresas olhem mais atentamente para estas novas tecnologias, como os aplicativos mobile. Nos dias de hoje, eles são essenciais para empresas que buscam reduzir a complexidade dos processos, estreitar seu relacionamento com os clientes e aumentar a produtividade geral da sua equipe.
Por isso, separamos nesse post seis previsões sobre os aplicativos mobile, para que você possa ver o que o futuro reserva para a sua empresa e o que é preciso fazer para manter-se no mercado e de acordo com a Transformação Digital. Confira:

1) A demanda por desenvolvimento continuará crescendo

De acordo com uma pesquisa realizada pela IDC, o número de aplicativos empresariais que serão otimizados para dispositivos móveis irá quadruplicar em 2016.
E isto, inevitavelmente, fará com que a demanda por desenvolvimento de aplicativos para mobile ultrapasse em cinco vezes a capacidade dos desenvolvedores de atendê-la, segundo a Gartner.

2) As empresas irão redefinir o modo como usam os aplicativos

Nos últimos anos, os aplicativos mobile vêm deixando de ser apenas apoiadores das empresas e tornando-se o “braço direito” dos líderes e importantes direcionadores de estratégias de negócios.
Com a chegada da Transformação Digital, eles são considerados o principal pilar de sustentação da vantagem competitiva das empresas, pois permitem disponibilizar no mercado produtos e serviços extremamente inovadores.

3) Os apps mobile mudarão a forma como a equipe trabalha

Segundo um estudo feito pela Digital Strategy Consulting, encomendado pela Salesforce, os aplicativos mobile podem aumentar a produtividade dos colaboradores em até 34%.
Muitos dos funcionários das empresas entrevistadas disseram, inclusive, que os aplicativos utilizados por eles mudaram o seu comportamento como profissional.
Essa melhoria na produtividade é gerada porque os apps possibilitam uma maior colaboração e uma transparência maior nos processos.
Com eles, os profissionais podem enviar e acessar informações ou documentos de maneira muito mais rápida, se comunicar de forma eficaz com os outros membros da equipe e continuar trabalhando mesmo estando longe do escritório.
Mas o aumento da produtividade é apenas um dos inúmeros benefícios gerados pelos apps. Não é à toa que o mercado de mobilidade empresarial tem previsão para atingir US$ 266,17 bilhões em 2019.

4) Os líderes de TI terão que implantar uma nova cultura

Por mais que a ‘visão mobile’ ainda esteja amadurecendo dentro dos setores de TI da maioria das empresas, os líderes precisarão implantar uma nova cultura de uso dos aplicativos no ambiente empresarial.
Isso porque cada um dos membros da equipe precisará adquirir habilidades e competências específicas para utilizá-los de maneira adequada e segura, de forma a garantir que a tecnologia traga mais benefícios do que prejuízos.

5) O mercado mobile irá amadurecer rapidamente

Os aplicativos móveis possuem uma estrutura complexa, que deve ser implantada, integrada e gerenciada de maneira adequada para poder gerar benefícios para o ambiente corporativo.
É por isso que, nos próximos anos, novas arquiteturas, tecnologias e metodologias serão desenvolvidas com o intuito de simplificar esta estrutura. O mercado mobile, por sua vez, terá que amadurecer para atender a todas essas demandas.

6) O Mobile Marketing ganhará cada vez mais força

Mobile Marketing é o termo que define as estratégias de marketing digital utilizadas em dispositivos móveis – principalmente, smartphones.
Essa é uma tendência que só vem a crescer: segundo o Google, os dispositivos móveis foram responsáveis por mais de 50% das buscas realizadas no último ano.
E com a Transformação Digital, adaptar-se ao novo comportamento do consumidor é fundamental para as empresas que buscam novas oportunidades de negócio – como as oportunidades de fazer inbound marketing através de seu app.

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