vantagens-do-omnichannel

Omnichannel: tudo o que você precisa saber sobre este conceito

Você vê um produto interessante no Facebook, salva o link para ver no desktop do trabalho e fecha a compra voltando para casa, pelo smartphone: isso é o que acontece quando a empresa é Omnichannel.

Com a transformação digital e as mudanças nos hábitos do consumidor, sua empresa precisa atualizar a comunicação e o processo de vendas. Pra ontem.

E este conceito, que é uma das principais tendências de marketing digital para 2021, é uma das principais evoluções que sua empresa precisa fazer para continuar competitiva no mercado.

Saiba mais sobre Omnichannel e as vantagens de aplicá-lo em seus negócios.

Omnichannel: entenda na prática

Omni vem da palavra Omnis, que significa tudo ou universal. Omnichannel é então a convergência total dos canais de venda (digital e físico) de uma empresa.

O que isso significa na prática? Que o aplicativo mobile de sua empresa deve seguir o design responsivo do site.
O site deve trazer a mesma identidade visual do seu ponto de venda físico.

E ambos devem oferecer os mesmos produtos e experiências. Então o conceito prega a verdadeira continuidade da experiência dentro do universo de uma única marca – e além.

É o canal certo para mostrar ao seu cliente que sua empresa presta de fato atenção em seus desejos e necessidades. Que está observando atentamente suas experiências com o objetivo de proporcionar-lhe boas experiências futuras com a marca.

Através dele sua empresa consegue identificar e trabalhar o ponto de dor daquele cliente, de forma a entregar a melhor solução da forma mais simplificada possível para ele.

Principais tendências

Todos os planos e campanhas de marketing de sua empresa devem sempre começar com a compreensão Omnichannel das necessidades, desejos e comportamentos dos clientes.

A chave para o sucesso no próximo ano  está em investir em clientes que compram pelo menos 2-4x por ano.
Como descobrir isso? Analise várias camadas de dados de clientes no último ano.

Tão importante quanto oferecer uma experiência de compras Omnichannel é oferecer uma experiência de devolução Omnichannel. Devoluções chegam a representar mais de 8,1% das vendas – e os clientes querem ser capazes de devolver um item com a mesma facilidade que compraram. Isso significa ser capaz de aceitar itens de comércio eletrônico devolvidos a uma loja tão rapidamente quanto o item foi comprado.

Permita que seus clientes efetuem as trocas em seus pontos físicos ou providencie uma logística eficaz de devolução junto aos correios ou transportadoras.

Como o Omnichannel pode aumentar sua receita

O primeiro passo envolve integrar todos os canais de venda – alinhar todas as áreas envolvidas no processo de compra.

Pense macro: do armazenamento, passando pela logística e distribuição, até a entrega e atendimento pós-venda ao cliente.

Outro ponto importante é entender e preparar sua equipe de suporte ao cliente. É fundamental que todos possam resolver todas as dúvidas e problemas do consumidor, seja qual for sua origem dentro do processo de compra.
Todos os canais precisarão contar com um cadastro único do cliente:

  • Seu e-commerce deve ter dados da experiência do cliente na fanpage do Facebook.
  • Sua central telefônica de vendas precisa ter controle sobre as vendas realizadas através do app.
  • Seu disparador de e-mail marketing deve ter a informação sobre quais produtos despertaram o interesse do cliente na loja física.

É a soma dessas informações e esforços que vão contribuir para aumentar suas conversões. As campanhas de comunicação elaboradas por seu departamento de marketing também devem possuir estratégias sinérgicas e alinhadas, bem amarradas com o auxílio do inbound marketing, para todos os canais.

Dessa forma seu cliente pode transitar continuamente entre os pontos de vendas e ter acesso às mesmas informações sobre preços, variedade de produtos em estoque, entre outros.

Empresas com estratégias Omnichannel de engajamento do cliente retém em média 89% dos seus clientes. Já as que não investem nesse conceito retém apenas 33%.

Quer aplicar o Omnichannel em sua empresa neste ano mas não sabe por onde começar? Peça já uma avaliação de nossos especialistas!

Avaliação Gratuita de Estratégias Digitais]

[whatsapp url=”http://peadig.com/wordpress-plugins/whatsapp-share-button/” title=”Check this out!”]

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Ebook Tendências do Marketing Digital em 2020

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados

EN PT ES