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Saiba mais sobre o Account-Based Marketing (ABM): o que é e como ele pode otimizar seu funil de vendas e trazer resultados efetivos.

Account-Based Marketing (ABM): dicas para otimizar sua estratégia

Muitas empresas têm apostado no Account-Based Marketing (ABM) para atingir seu público-alvo de maneira efetiva.

Afinal, as ações de marketing digital atual não podem envolver apenas a publicação de um anúncio ou conteúdo que o público possa ver ou ler. Atualmente é preciso oferecer ao seu público relevância suficiente para despertar seu interesse e iniciar uma conversa.

É aí que entra o Account-Based Marketing (ABM), apontado como uma das grandes tendências atuais do inbound marketing, entra.

Então saiba mais sobre os objetivos da ABM. Assim você vai aprender como executar uma estratégia eficaz por meio destas dicas e táticas digitais.

O que é o Account-Based Marketing (ABM)?

O Account-Based Marketing é uma tática de ação B2B direcionada a empresas e tomadores de decisão específicos. O ABM requer informações de marketing e vendas. Por isso, é mais eficaz quando o lead é altamente qualificado.

Quais são os objetivos do Account-Based Marketing (ABM)?

Obviamente, o objetivo do ABM é fechar negócios e ampliar o crescimento da sua empresa. Mas esse não é o objetivo principal da maioria das táticas de marketing digital?

Então, o que há de diferente no Account-Based Marketing? O ABM é extremamente estratégico. Afinal, a identificação e o fechamento de clientes certos podem ter um grande impacto nos seus negócios.

Então imagine a lista de clientes de sua empresa. Pense que todas as contas da lista sejam do tamanho ideal, invistam a quantia certa em dinheiro e compartilhem os mesmos valores da sua empresa.

Com a segmentação de clientes adequados, é possível:

  • Elevar a qualidade das contas exibidas em seu portfólio;
  • Aumentar a satisfação dos funcionários trabalhando com clientes adequados;
  • Ampliar o moral da empresa, definindo e atingindo metas específicas;
  • Garantir a satisfação e o ROI do cliente, trabalhando com perfis ideais;
  • Unir equipes de marketing e vendas para evitar concorrência interna e ruídos de comunicação;
  • Melhorar sua reputação por meio de estudos de caso e depoimentos.

Dessa forma, o ABM pode configurar toda a sua empresa para o sucesso. Pois esta é uma abordagem que apoia a visão da sua empresa. Isso vai desde o tipo de clientes com que sua empresa trabalha até a maneira como os departamentos trabalham juntos.

A promessa parece bastante boa, não é? Mas como colocar isso em prática? Confira as dicas no tópico a seguir.

Como aplicar o Account-Based Marketing (ABM) no B2B?

Existem três etapas principais para criar uma estratégia de Account-Based Marketing para B2B:

Analise sua lista de contas / clientes

Defina seu perfil de cliente ideal e faça uma lista das empresas que atendem aos seus critérios.

Além disso, reúna as informações de contato dos tomadores de decisão e pesquise sua situação.

Por fim, classifique as contas por prioridade e segmente de 15 a 20% da sua lista com sua primeira campanha ABM.

Crie o conteúdo com o qual deseja que eles se envolvam

Decida qual tipo de tática ABM é ideal para essas contas. A partir daí, crie o conteúdo que será associado a ela.

Execute a tática digital ou tradicional do ABM corretamente

Desenvolva todos os ativos necessários. Assim fica mais fácil executar a tática que seja mais eficaz para os seus negócios.

Por isso considere tudo:

  • O dia e a hora em que você lança a tática;
  • Como parece, soa e sente;
  • Qual é o seu resultado projetado.

Canais indicados para trabalhar as táticas de Account-Based Marketing (ABM)

Sabemos que o conceito está cada vez mais presente em reuniões de board. Porém, o Account-Based Marketing não é exatamente uma novidade.

De fato, ele existe há algum tempo. Porém, ressurgiu nos últimos anos como uma maneira de reduzir todo o ruído e otimizar os resultados do conteúdo on-line.

Sabemos que as empresas estão cada vez mais buscando melhores resultados por custos menores. E o ABM pode ser uma solução. Por isso listamos aqui duas das principais abordagens digitais do ABM:

LinkedIn InMail

A ferramenta permite que as empresas enviem mensagens personalizadas aos membros do LinkedIn. Para isso, utiliza os critérios demográficos definidos por sua empresa ou agência de marketing digital.

Dessa forma, a plataforma gera uma lista de contatos e envia sua mensagem aos destinatários quando eles estão on-line. Assim é possível melhorar a taxa de abertura e aumentar suas chances de resposta.

Essa tática é uma maneira eficaz de evitar a caixa de entrada de e-mail comum e fazer com que sua mensagem seja vista e lida.

Mídia programática

A mídia programática usa processos automatizados para comprar espaço de anúncio digital. Dessa forma, plataformas inteligentes cruzam dados para combinar a localização do seu anúncio com a localização on-line de seus tomadores de decisão.

Sua empresa define os critérios:

  • Informações demográficas,
  • Melhor hora do dia,
  • Sites a serem listados e assim por diante.

Com base nisso, essas plataformas aproveitarão os dados comerciais mais recentes e válidos para entregar seu anúncio ao seu público.

Qual é a hora certa de apostar no Account-Based Marketing (ABM)?

Sua empresa pode iniciar uma estratégia de ABM a qualquer momento. Então a hora certa pode ser agora mesmo. Basta tudo estar pronto!

Por isso, comece o quanto antes a criar sua lista e seu conteúdo. Assim sua empresa estará pronta para lançar suas táticas o mais rápido possível.

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