O Account-Based Marketing (ABM) surgiu em resposta ao maior desafio que as empresas enfrentam agora: atingir seu público-alvo de maneira efetiva.

Isso significa que as ações de marketing digital atual não envolvem apenas a publicação de um anúncio ou conteúdo que o público possa ver ou ler – é preciso oferecer ao seu público relevância suficiente para despertar seu interesse e iniciar uma conversa.

É aí que entra o Account-Based Marketing (ABM), apontado como uma das grandes tendências do inbound marketing para 2020 entra.

Saiba mais sobre os objetivos da ABM e como executar uma estratégia eficaz por meio de táticas digitais.

O que é o Account-Based Marketing?

O Account-Based Marketing é uma tática de ação B2B direcionada a empresas e tomadores de decisão específicos. O ABM requer informações de marketing e vendas e é mais eficaz quando o lead é altamente qualificado.

Quais são os objetivos do Account-Based Marketings?

Obviamente, o objetivo do ABM é fechar negócios e ampliar o crescimento da sua empresa. Mas esse não é o objetivo principal da maioria das táticas de marketing digital?

Então, o que há de diferente no Account-Based Marketing? O ABM é extremamente estratégico, já que a identificação e o fechamento de clientes certos podem ter um grande impacto nos seus negócios.

Imagine a lista de clientes de sua empresa: pense que todas as contas da lista sejam do tamanho ideal, invistam a quantia certa em dinheiro e compartilhem os mesmos valores da sua empresa.

Com a segmentação de clientes adequados, é possível:

  • Elevar a qualidade das contas exibidas em seu portfólio;
  • Aumentar a satisfação dos funcionários trabalhando com clientes adequados;
  • Ampliar o moral da empresa, definindo e atingindo metas específicas;
  • Garantir a satisfação e o ROI do cliente, trabalhando com perfis ideais;
  • Unir equipes de marketing e vendas para evitar concorrência interna e ruídos de comunicação;
  • Melhorar sua reputação por meio de estudos de caso e depoimentos.

O ABM pode configurar toda a sua empresa para o sucesso. É uma abordagem que apoia a visão da sua empresa – desde o tipo de clientes com que sua empresa trabalha até a maneira como os departamentos trabalham juntos.

A promessa parece bastante boa – mas como colocar isso em prática? Confira as dicas no tópico a seguir.

Como criar uma estratégia ABM para B2B?

Existem três etapas principais para criar uma estratégia de Account-Based Marketing para B2B:

Analise sua lista de contas / clientes

Defina seu perfil de cliente ideal e faça uma lista das empresas que atendem aos seus critérios. Reúna as informações de contato dos tomadores de decisão e pesquise sua situação. Classifique as contas por prioridade e segmente de 15 a 20% da sua lista com sua primeira campanha ABM.

Crie o conteúdo com o qual deseja que eles se envolvam

Decida qual tipo de tática ABM é ideal para essas contas e crie o conteúdo que será associado a ela.

Execute a tática digital ou tradicional do ABM corretamente

Desenvolva todos os ativos necessários para executar a tática que seja mais eficaz para os seus negócios. Considere tudo: o dia e a hora em que você lança a tática; como parece, soa e sente; e qual é o seu resultado projetado.

Canais indicados para trabalhar as táticas ABM

Embora ele esteja mais presente em reuniões de board que nunca, o Account-Based Marketing não é exatamente uma novidade.

De fato, ele existe há algum tempo, mas ressurgiu nos últimos anos como uma maneira de reduzir todo o ruído e otimizar os resultados do conteúdo on-line.

Listamos aqui duas das principais abordagens digitais do ABM:

LinkedIn InMail

A ferramenta permite que as empresas enviem mensagens personalizadas aos membros do LinkedIn com base nos critérios demográficos definidos por sua empresa ou agência de marketing digital.

Ele gera uma lista de pessoas e envia sua mensagem aos destinatários quando eles estão on-line: isso melhora a taxa de abertura para aumentar suas chances de resposta. Essa tática é uma maneira eficaz de evitar a caixa de entrada de e-mail comum e fazer com que sua mensagem seja vista e lida.

Mídia programática

A mídia programática usa processos automatizados para comprar espaço de anúncio digital. Plataformas inteligentes cruzam dados para combinar a localização do seu anúncio com a localização on-line de seus tomadores de decisão.

Sua empresa define os critérios para informações demográficas, hora do dia, sites e assim por diante, e essas plataformas aproveitarão os dados comerciais mais recentes e válidos para corresponder seu anúncio ao seu público.

Qual é a hora certa de apostar no Account-Based Marketing?

A maioria das empresas está dando os retoques finais no seu planejamento de marketing para 2020.

Aproveite esse período para criar sua lista e seu conteúdo, assim sua empresa estará pronta para lançar suas táticas o mais rápido possível.

A hora de testar o poder do ABM é agora! Solicite uma avaliação gratuita de suas estratégias atuais e descubra como inserir o Account-Based Marketing em seu planejamento!

Solicite sua avaliação de Maturidade Digital aqui mesmo!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!