Tudo sobre automação de marketing de conteúdo

Tudo sobre automação de marketing de conteúdo

Sempre que usamos o termo automação de marketing de conteúdo, algumas pessoas certamente devem imaginar artigos produzidos por IA ou vídeos explicativos narrados por robôs. Mas a realidade é bem diferente – e os resultados também.

Entenda a seguir o que é e como isso pode beneficiar sua empresa com a leitura deste artigo.

O que é automação de marketing de conteúdo?

Esta é a abordagem utilizada para identificar tarefas repetitivas em sua estratégia de marketing digital e, em seguida, terceirizar ou automatizar essas ações por meio de ferramentas e aplicativos.

O objetivo é garantir que sua empresa possa melhorar a eficácia geral de sua estratégia, otimizando tempo e esforço de sua equipe de marketing.

A automação do marketing de conteúdo pode ser aplicada a praticamente qualquer fase do processo: desde a estratégia e planejamento até a criação, distribuição e medição dos resultados.

Entenda melhor o conceito e como é possível colocá-lo em prática com a leitura do próximo tópico.

Automação de marketing de conteúdo para iniciantes

Um ótimo conteúdo requer talento e habilidade para ser realizado. Requer um toque humano, com uma pitada de arte e uma porção robusta de conhecimento criativo. Simplificando, o conteúdo não é algo que você pode automatizar simplesmente.

No entanto, isso não significa que suas estratégias de marketing de conteúdo não possam se beneficiar de um pouco de automação. De fato, as plataformas de automação de marketing podem fornecer um grande impulso aos esforços de marketing de conteúdo de sua empresa.

Tudo, desde a criação da estratégia até o posicionamento do conteúdo, flexibilidade e análise, pode ser auxiliado pela aplicação da automação de marketing.

Dessa forma, você pode se concentrar no que sua empresa faz de melhor – enquanto sua estratégia conta isso para o mundo (especialmente para seus clientes potenciais).

E é isso que a automação pode fazer pelo marketing de conteúdo. É um sistema que permite desenvolver uma estratégia sólida e gerar um ROI melhor, enquanto as tarefas mais repetitivas de compartilhar conteúdo nas mídias sociais, enviar e-mails para possíveis clientes, responder a perguntas, medir os resultados, entre outros, são tratados automaticamente pelo sistema que sua empresa adota.

Para começar com a automação de marketing de conteúdo, há algumas coisas que você precisa ter / implementar:

  • Blog ou site para hospedar seu conteúdo, que deve ser útil e adaptado ao seu público-alvo;
  • Presença nas mídias sociais para se envolver de maneira mais pessoal e imediata com seu público;
  • SEO para tornar seu site pesquisável e disponível para termos específicos do setor, palavras-chave de pesquisa e tópicos.

Se você é novo no jogo, a automação do marketing de conteúdo pode parecer algo bastante complicado. Mas, para começar no caminho certo, veja algumas práticas recomendadas de automação de marketing de conteúdo:

  • Escolha a ferramenta certa: opte por um software de automação de marketing que acompanha rastreamento de e-mail, rastreamento de visitantes do site, gerenciamento de leads, integração de CRM e mídia social e recursos internos de análise e relatórios – sua agência de marketing digital pode auxiliar nessa etapa;
  • Otimize seu site: essa é a melhor forma de atrair seus clientes ideais. Lembre-se de que o perfil do cliente começa no primeiro dia. O objetivo é criar uma lista de e-mail ao longo do tempo;
  • Tenha uma estratégia eficaz de conteúdo: com base no perfil do usuário, conecte-se a ele enviando conteúdo relevante – como artigos informativos, whitepapers, e-books e descontos especiais;
  • Faça testes A/B: um software de automação de marketing que tenha recursos de teste A / B (embutido ou integração com aplicativos de terceiros) ajuda a testar e adaptar sua mensagem às necessidades e preferências do seu público-alvo. Lembre-se dos objetivos que os testes A / B devem permitir que você atinja: identificar, localizar e atrair leads de alta qualidade e transformá-los em clientes compradores – e, finalmente, em defensores da marca;
  • Crie um calendário editorial: o Gmail e outros aplicativos de calendário permitem definir lembretes por várias mídias: e-mail, notificações no aplicativo, mensagens de texto etc;
  • Defina as métricas certas: use sua ferramenta de automação de marketing para estabelecer métricas principais para identificar e pontuar leads;
  • Pratique a personalização: à medida que o lead avança no funil de vendas, envie apenas conteúdo e ofertas direcionados com base em seu comportamento, interesse, preferências e outros detalhes demográficos, como situação econômica, formação educacional, formação profissional, poder de compra e assim por diante;
  • Monitore e avalie continuamente seus resultados: é importante ser ágil o suficiente para responder rapidamente a alterações nas preferências do seu público-alvo. Uma campanha que gera ótimos resultados no primeiro mês pode não ter o desempenho esperado no próximo mês;
  • Relacione-se com seu público: manter relacionamentos contínuos com usuários existentes é essencial. Reter e vender por ser uma solução efetivamente útil serão seus próximos objetivos.

Como criar uma estratégia de automação de marketing eficaz

A automação eficaz requer alguns cuidados, de forma a garantir o melhor ROI de suas ações. Por isso veja a seguir algumas dicas na hora de elaborar sua automação:

Planeje sempre com antecedência

Um dos segredos de uma boa estratégia – seja qual for o seu intuito – é o planejamento. Por isso, uma das regras da automação de marketing de conteúdo é agendar com antecedência a maior parte de suas ações, assim sua empresa tem a oportunidade de planejar com antecedência e integrar o conteúdo diretamente em suas metas de longo prazo.

A chave aqui é equilibrar conteúdo in real time com os agendados, obtendo o melhor dos dois mundos.

Suas equipes de conteúdo devem ser capazes de lidar com esse esforço, mas terão dificuldade se a fila de conteúdo estiver congestionada com partes de conteúdo atualizado adicionais.

Isso é algo que não deve acontecer. Em vez disso, tudo deve ser planejado e agendado com antecedência. Essa é uma grande economia de mão-de-obra, liberando sua equipe de conteúdo para produzir ótimos conteúdos específicos in real time, quando necessário.

Seja proativo

Para os clientes atuais, conveniência não são mais um diferencial – isso tornou-se uma premissa básica. Isso alterou um pouco o cenário do marketing de conteúdo tradicional.

Agora as empresas precisam ser cada vez mais proativas. É preciso entender as necessidades do cliente com antecedência e se posicionar de uma maneira que permita a implementação direta de uma solução. A automação pode nos ajudar a conseguir isso.

A automação do marketing de conteúdo fornece os dados necessários para realmente conhecer seus clientes. Ao usar esses dados, é possível começar a segmentar clientes em diferentes grupos e fornecer serviços proativos por meio de boas estratégias de conteúdo.

Responda rápida e espontaneamente

A verdadeira grandeza – no sentido do marketing de conteúdo – é alcançada com flexibilidade e capacidade de resposta.

Como mencionamos acima, é importante ser proativo, colocar nosso conteúdo no lugar antes que o usuário perceba que precisa; mas isso nem sempre é possível.

Parte da razão pela qual o mundo dos negócios é tão fascinante – e, às vezes, irritante – é a imprevisibilidade.

Sua empresa pode usar dados e análises para fazer previsões ou estabelecer as estratégias A, B e C para proteger suas ações, mas o mercado ou algumas condições sociais mais amplas podem afetar a indústria em alguma situação mais adversa.

É por isso que sua empresa deve ser capaz de responder rápida e facilmente. A automação de marketing de conteúdo permite fazer isso ao lidar com o trabalho pesado, deixando para suas equipes de conteúdo a rapidez e a liberdade necessárias para entrar rapidamente.

Um exemplo extremo disso é encontrado na indústria automotiva, quando uma empresa emite um recall de emergência repentinamente. Sem a automação de marketing de conteúdo, é preciso localizar manualmente os clientes afetados, desviar outras iniciativas de conteúdo enquanto o conteúdo de emergência é redigido e implantar o conteúdo onde for necessário.

Com a automação, é possível acessar rapidamente um banco de dados dos clientes afetados, contatando-os diretamente por meio de mensagens pré-programadas. As equipes de conteúdo já estão livres para elaborar o importante serviço público no site e redes sociais, e a arquitetura de entrega de conteúdo já está em vigor. A palavra se espalha e se espalha rapidamente. O objetivo é alcançado.

Como mencionado acima, este é um exemplo extremo, mas os princípios fundamentais se traduzem em todos os aspectos. Dê à sua empresa a capacidade de responder de forma rápida e eficaz quando necessário.

Mantenha o conteúdo sempre dinâmico

Áreas como marketing de conteúdo e automação de marketing estão em constante evolução; de fato, eles podem ser descritos como dinâmicos.

Faz sentido, então, que você introduza conteúdo dinâmico em seu e-mail marketing e em seu site, fornecendo aos usuários ofertas de conteúdo que são relevantes e atualizadas com relação ao cenário atual.

Hoje as agências de marketing de conteúdo têm as ferramentas à disposição para fazer upload de conteúdo personalizado com base na localização e na preferência do usuário.

Utilize esses recursos e crie um efeito muito mais personalizado. Esse toque pessoal é algo que muitas vezes se perde durante a automação de suas estratégias de conteúdo. É importante recuperá-lo sempre que puder.

Estabeleça uma narrativa de longo prazo

Depois de lançar um conteúdo incrível, o que vem a seguir? Você considera que o conteúdo está pronto e empoeirado e passa para outra coisa? Ou você considera cuidadosamente os próximos passos da sua jornada e da sua audiência?

Planeje seu conteúdo com cuidado. Faça com que cada peça valha a pena e seja útil por si só, mas procure criar uma narrativa contínua, com cada peça levando para a próxima etapa da jornada.

Segmente sempre e cada vez mais

Já estamos bem cientes dos perfis de compradores, mas a ideia do perfil de comprador não é simplesmente segmentar seu público-alvo em partes gerenciáveis, mas sim reduzir as categorias cada vez mais para fornecer a experiência mais personalizada possível aos clientes.

Portanto, se o perfil do seu comprador não estiver obtendo o resultado certo, segmente novamente, restringindo-o ainda mais.

Seja o mais específico que seus recursos permitirem e obtenha muito mais retorno sobre o seu conteúdo.

Entenda seus canais

Sua plataforma de automação possui uma função de relatório, então use-a. Essa função informa onde os clientes em potencial e potenciais clientes estão acessando seu conteúdo, quais tipos de conteúdo são mais eficazes e quais dispositivos estão gerando mais conversões.

Isso representa um insight surpreendentemente valioso.

Saber quais canais estão aumentando seu peso e quais precisam de mais trabalho fornece uma forte indicação do que sua empresa deve fazer em seguida.

Seja humano

A automação pode, ocasionalmente, tornar-se um pouco automática demais. Se isso parece uma afirmação confusa, acompanhe nosso raciocínio aqui: devemos aproveitar todas as oportunidades para injetar um pouco de humanidade em nosso marketing.

Tenha em mente que o conteúdo implantado por meio da automação não é criado automaticamente. É preciso escrever ou produzir, então aproveite para adicionar a voz de sua empresa e não perder de vista sua humanidade. Seu público recompensará você com uma resposta positiva.

Observe a concorrência

Não há mal algum em verificar o que a concorrência está fazendo. De fato, isso é bem estratégico.

Olhe ao seu redor, veja o que os outros estão fazendo, pense em como sua empresa poderia fazê-lo melhor. A inspiração é a força motriz da criatividade e, não importa o quanto você tente se enterrar em fatos, números e sabedoria convencional, seu conteúdo deve ser criativo.

Crie uma boa experiência para o cliente

Com a automação do marketing de conteúdo, sua empresa passa a ter recursos extras na hora de proporcionar boas experiências para seus clientes e estreitar cada vez mais o relacionamento:

  • Perca menos leads com um sistema organizado de captura de leads. Todos os leads são contatados, exatamente quando deveriam, com o conteúdo certo. Isso significa que os clientes em potencial não são negligenciados;
  • Envie aos leads exatamente o que eles desejam, com base em como eles interagem com seu site;
  • Desenvolva conteúdo mais relevante, através do acompanhamento de qual conteúdo o seu público responde melhor e que tipo de conteúdo o ajuda a alcançar determinados objetivos;

Aposte na análise preditiva

O marketing preditivo pode ser uma mina de ouro para sua estratégia de marketing de conteúdo.

Com a automação, sua empresa pode conectar os pontos de como seus compradores estão interagindo com o seu conteúdo em cada estágio do ciclo de vida do cliente. E com essas informações, é possível obter uma previsão razoável do resultado de cada parte da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Isso vai além de oferecer conteúdo mais relevante para uma melhor experiência do cliente. Com esse tipo de análise, sua empresa pode atribuir valores a diferentes ofertas de conteúdo ao longo da jornada e projetar a eficácia de cada componente, bem como de toda a estratégia, para impulsionar as vendas – com base no desempenho passado e nos dados históricos do cliente. Isso facilita a determinação de quanto investir em diferentes tipos de conteúdo para alcançar o retorno desejado.

Outro recurso bastante útil, para quem tem um orçamento grande o suficiente, é vincular o big data de fontes de terceiros às suas ferramentas de marketing, fornecendo mais informações sobre quem está interagindo com o seu conteúdo e como.

Foco no valor

Seu público é inteligente: eles se envolvem com sua marca porque têm uma dor específica e exigem sua experiência ou produto essencial para resolver esse problema.

Dessa forma, seu time de marketing deve respeitar essa inteligência e garantir que cada conteúdo alcance esse objetivo.

Pergunte a si mesmo: qual é o sentido desse conteúdo? O que ele está tentando alcançar? E é bem-sucedido?

Continue dando suporte aos seus clientes

Quando começamos a obter resultados com o conteúdo que lançamos, é tentador ficar um pouco empolgado. Nós gastamos tempo criando ótimos conteúdos. Selecionamos cuidadosamente a plataforma de automação que melhor se adapta às nossas necessidades, depois reunimos os dois elementos e … e pronto … uma rápida recuperação nas conversões e novos clientes.

Mas e o outro extremo da escala? E os clientes que sua empresa já adquiriu? Eles não merecem atenção também?

O conteúdo pode desempenhar um papel importante na prevenção da rotatividade. Considere suas interações com clientes descontentes; o que estava jogando em sua mente? Quais problemas precisavam ser resolvidos? Essas soluções poderiam ser suportadas ou fornecidas com conteúdo?

Mensure os resultados continuamente

Qual é o sentido de implementar uma estratégia de automação de marketing de conteúdo sem as métricas para medir seu sucesso?

Sem essas métricas, não podemos dizer se nossas estratégias funcionaram ou falharam, não podemos saber se estamos avançando ou retrocedendo; na verdade, não podemos ter muita certeza.

Felizmente, com o tipo certo de sistema, as métricas que precisamos aplicar aos dados estão ao alcance.

Existem muitas maneiras diferentes de obter sucesso no jogo de marketing de conteúdo. Certas empresas estão focadas no tráfego otimizado por meio de canais de inbound marketing, enquanto outras buscam uma maior autoridade de marca e compartilhamentos de mídia social. Algumas podem ter como objetivo obter um valor aprimorado do ciclo de vida do cliente por meio de suporte baseado em conteúdo.

Decida qual resultado se alinha melhor às metas da sua organização e, em seguida, o que é necessário fazer para atingir seu objetivo.

Se o tráfego impulsionado era o seu alvo, analise as referências e as palavras-chave dos mecanismos de pesquisa entre os visitantes do seu site para avaliar se você obteve êxito.

Se a autoridade aprimorada da marca e o compartilhamento de mídia social foram os resultados desejados, use ferramentas de plug-in para o seu software analítico para avaliar se eles foram alcançados.

Como alternativa, se você queria oferecer suporte aprimorado, solicite relatórios de dados dos canais de feedback dos clientes para verificar isso. Use os dados e a funcionalidade à sua disposição; depois, planeje as próximas etapas da sua estratégia de conteúdo.

Avalie o ROI da automação de marketing de conteúdo

A tecnologia certa de automação pode aumentar o alcance de sua estratégia de marketing de conteúdo, proporcionando mais impacto e fornecendo informações para ajudá-lo a melhorar ainda mais. O resultado? Marketing de conteúdo mais eficiente e poderoso, e que oferece um melhor retorno do investimento; sempre um trio de vantagens bem-vindo.

Sua automação de marketing, quando você a divide, é uma das ferramentas mais eficazes para aumentar o ROI do seu conteúdo.

É isso que você pode usar para demonstrar o valor do seu marketing de conteúdo, gerando mais suporte para suas campanhas.

Para melhorar seriamente suas taxas de conversão, capturar mais dados de leads e aumentar as vendas, a automação deve ser vista como muito mais do que uma economia de tempo e uma plataforma para gerar conteúdo automatizado. Embora, para muitas empresas, a automação tenha começado com os e-mails e depois com as redes sociais, hoje é muito mais do que isso.

A escolha da plataforma certa é importante – essa é a grande diferença. Lembre-se de que, quando um consumidor está pronto para fazer uma compra, ele já completou 90% da jornada do comprador. E é aí que os vários cálculos do ROI da automação podem ajudar. Esse crescimento ao longo do tempo pode ocorrer nas formas de vendas, além de economizar em outros custos de marketing.

A automação de marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa a crescer mais!

A automação do marketing de conteúdo não é um processo 100% automatizado, como você pode descobrir com a leitura deste artigo.

Se a sua empresa não aplicar a técnica atentamente, o risco de sua estratégia de automação naufragar é bem grande. A automação do marketing de conteúdo é apenas parte de algo bem mais abrangente e que precisa de acompanhamento constante para resultados expressivos e alinhados às metas de sua empresa.

Escolher a plataforma certa, ajustar tudo corretamente, definir um planejamento e apostar em conteúdo de qualidade são os pontos-chave de uma automação de marketing de conteúdo eficaz. Isso pode ser ainda mais fácil quando você conta com uma agência especializada – como a UP2Place Digital.

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