Vantagens de apostar na integração da IA no marketing

Vantagens de apostar na integração da IA no marketing

Vantagens de apostar na integração da IA ​​no marketing

A inteligência artificial (IA) promete moldar as futuras gerações e revolucionar a forma como as empresas se relacionam com seus consumidores – é por isso que muitas delas já apostam hoje na integração da IA ​​no marketing.

A crescente popularização da aplicação da IA no marketing está otimizando as rotinas de muitos profissionais do setor através de automação, permitindo focar os esforços em desafios mais estratégicos.

Veja a seguir as cinco principais vantagens de aplicar IA no marketing de sua empresa – e os resultados que isso pode trazer.

1) Experiências mais positivas e responsivas para seus clientes

A IA fica mais inteligente a cada vez que interage com um cliente. O princípio é o mesmo das relações humanas: quanto mais conversamos com alguém, mais informações podemos obter daquela pessoa.

A diferença maior entre humanos e máquinas é que nem sempre as pessoas tiram uma “lição valiosa” a cada conversa com um cliente. Além disso, as pessoas têm que refletir sobre as experiências do passado por um tempo antes de mudar a forma como abordam os problemas. Não é assim com IA.

Por causa disso, aplicar IA no marketing fará com que sua empresa possa proporcionar experiências cada vez mais personalizadas aos clientes e refinar sua capacidade de gerar vendas e outras conversões mais rapidamente.

Seus clientes podem achar que o nível de personalização está muito além do que o representante médio pode oferecer.

2) Maiores taxas de conversão no site

O principal objetivo da IA ​​em vendas e marketing hoje é levar seus leads para uma jornada de compra.

Um bom chatbot de bate-papo com inteligência artificial está estrategicamente posicionado para isso, já que está conectado a todos os seus outros sistemas – como a análise da web e o seu estoque.

Isso significa que o IA pode ser uma boa ferramenta na hora de fornecer uma experiência verdadeiramente positiva para seus clientes potenciais.

Seus leads podem estar fazendo perguntas básicas sobre um tópico, olhar para possíveis soluções, compará-las lado a lado e agendar uma demonstração em uma mesma interação rápida. Em alguns casos, a IA pode até mesmo lidar com todo o processo de compra.

3) Cada vez mais Upsells e Cross-Sells

Mesmo os profissionais mais experientes de seu time de vendas podem ter uma certa dificuldade em encontrar novas maneiras de agregar valor às suas contas existentes.

Sabemos que é muito mais fácil – e barato! – vender para um cliente atual do que para um novo, mas como tornar o processo mais rápido e fácil? Integrar AI no marketing pode ser a resposta.

Como a IA tem acesso imediato a todo o histórico de compras de um cliente e pode analisar todos os significados ocultos nos vários padrões, fica mais fácil direcionar as pessoas para o caminho das lucrativas cross-sells e upsells – seja através de chatbots ou do disparo de alertas para as equipes de vendas.

4) Uso mais eficaz dos dados

Sua empresa certamente possui e produz muitos dados – mas como isso vem sendo usado para alavancar novos negócios e gerar mais oportunidades?

Os dados que não são armazenados em algum lugar, para serem usados imediatamente ou em um futuro próximo, são perdidos. O que pode custar dinheiro e tempo para sua organização.

Quando você aplica a IA no marketing, pode receber e trabalhar dados de todos os tipos de outras fontes. Isso significa que você vai contar com mais insights e pode utilizá-los muito mais rapidamente.

5) Maior eficiência financeira

A redução de custos é uma preocupação para a maioria das empresas em todo o mundo. Ao integrar a IA no marketing, sua empresa garante mais ROI através de dois caminhos distintos:

  • Receita extra gerada por mais conversões;
  • Otimização das rotinas de marketing e vendas.

A inteligência artificial ajuda na escalabilidade de seus negócios, reduzindo a necessidade de contar com funcionários para tarefas repetitivas. Com isso, é possível deixar suas equipes mais enxutas e estratégicas – assim você pode investir em um time de especialistas – ou contratar uma agência de marketing digital integrado (que une os especialistas com as melhores ferramentas e a inteligência de mercado).

Concluindo: a IA no marketing é uma aposta vencedora – desde que sua empresa esteja disposta a fazer uma integração eficaz com seus negócios. Clique e descubra como isso é possível.

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