Veja as principais tendências do marketing digital para 2021

Veja as principais tendências do marketing digital para 2021

Os especialistas da UP2Place Digital trabalham continuamente para acompanhar as principais mudanças e novidades do setor. O resultado de todo este trabalho neste ano tem como objetivo para trazer para você as tendências do marketing digital para 2021.

Afinal, o fim do ano se aproxima – e a hora de elaborar o planejamento anual do próximo período também. O ano de 2020 trouxe mudanças drásticas para o marketing digital, ressignificando a forma como empresas e clientes se relacionam. Tudo indica que isso se tornará permanente e cada vez mais complexo em 2021.

Ficar por dentro das tendências e implementá-las em sua própria estratégia de marketing é uma das melhores maneiras de sair ou permanecer à frente de seus concorrentes no mercado. É fundamental garantir que sua empresa nunca use estratégias desatualizadas ou ineficazes para atingir seu público, pois isso pode levar a uma espiral de eventos negativos.

Reunimos neste artigo algumas previsões para o setor do marketing digital em 2021, além de algumas sugestões e dicas para preparar sua empresa para o que está por vir. Então siga na leitura e comece já a planejar seu próximo ano!

Conteúdo, estratégias e inovações em mídias sociais presentes entre as tendências do marketing digital para 2021

O ano de 2020 trouxe uma série de novos cenários para a atuação de empresas nas redes sociais. A pandemia ampliou o tráfego de pessoas nos canais de relacionamento, forçando muitas empresas que ainda não haviam implementado a transformação digital a fazer ajustes rápidos a fim de manter suas operações.

Veja a seguir o que esperar para 2021:

1) Marketing interativo

Um bom site, funcional, responsivo e pensado para oferecer a melhor UX possível sempre foi algo essencial – mas isso tornou-se ainda mais fundamental com a pandemia. Mas agora é preciso ir além e pensar em novas iscas para atrair tráfego para o site de sua empresa.

Adicionar elementos interativos ao seu site ou mídia social é uma ótima maneira de agregar valor aos visitantes, fazer com que eles se envolvam com sua marca e aprender mais sobre eles. Por exemplo: uma empresa que atue em manutenção preditiva pode adicionar um checklist de funcionamento de equipamentos industriais em seu site. Dessa forma, a empresa está oferecendo valor aos seus visitantes – ao mesmo tempo que aprende mais sobre eles com base nos dados inseridos em seu checklist.

Outros exemplos de marketing interativo incluem avaliações, questionários, jogos, enquetes, vídeos interativos, pesquisas e concursos.

2) Marketing de Micro Influenciador

O marketing de influência tem sido uma tática de marketing bastante utilizada há anos. Originalmente, as marcas pensavam que era mais benéfico fazer parceria com grandes influenciadores (também conhecidos como macro influenciadores) com milhões de seguidores para promover produtos.

Essa abordagem provou ser muito cara e, surpreendentemente, não muito eficaz. Na verdade, celebridades ou influenciadores que acumularam mais de um milhão de seguidores pedem valores na casa de cinco ou seis dígitos por postagem. Mesmo com esse preço alto, muitas empresas relataram não ver muito retorno. Embora esses indivíduos tenham muitos seguidores, suas taxas de engajamento são extremamente baixas. Especialmente quando comparadas a influenciadores de camadas menores.

Em 2020 vimos uma nova camada deste seleto grupo de profissionais vindo à tona: os micro influenciadores. Essa nova geração se tornou muito mais popular desde que as pessoas descobriram o efeito que eles têm nas decisões de compra. Estudos têm mostrado que, ao contrário da crença popular, quanto maior o influenciador, menor o ROI. Micro influenciadores oferecem mais seguidores fiéis – o que significa que, na maioria das vezes, seus seguidores se dedicam mais a se envolver ativamente com seu conteúdo.

O marketing de micro influenciadores também oferece uma abordagem muito diferente que normalmente é mais eficaz para alcançar os indivíduos-alvo. Esses influenciadores menores geralmente têm um nicho de mercado específico. Isso torna mais fácil encontrar públicos que realmente estarão interessados ​​em seus produtos ou serviço, aumentando as probabilidades de conversão.

Apostar no marketing de micro influenciadores será uma das grandes tendências do marketing digital para 2021. Por isso comece já a procurar influenciadores ligados à sua área de atuação, cujos seguidores provavelmente estejam interessados ​​nos produtos ou serviços que sua empresa vende – e comece a divulgá-los hoje.

Fale com nossos especialistas e descubra como começar já a se preparar para 2021 – clique e peça seu orçamento!

3) Conteúdo gerado por usuários

Como o nome sugere, o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é qualquer conteúdo – vídeos, imagens, avaliações – criado por clientes ou usuários (e não pelas próprias marcas).

Como uma das formas mais autênticas de marketing boca a boca digital, o UGC é uma ótima maneira para tornar as marcas mais acessíveis e relacionáveis ​​com seu público.

Desde a ascensão do marketing de influência, o UGC se tornou a pedra angular das estratégias de marketing de muitas marcas, com um grande número de empresas e muitas marcas de grande nome agora redirecionando o conteúdo de seus seguidores e defensores.

Está comprovado que o UGC supera em muito o conteúdo criado pela marca – portanto angariar clientes para não apenas gerar seu conteúdo, mas também comercializá-lo para você, é inegavelmente uma estratégia que vai ser primordial entre as tendências do marketing digital para 2021.

Isso porque mesmo o Conteúdo Gerado pelo Usuário não sendo de forma alguma uma nova tendência, as regras e restrições de distanciamento social experimentadas por todos neste ano gerou um grande aumento no UGC. Isso foi impulsionado conforme mais marcas se adaptaram ao cenário digital e procuraram entre seus clientes o tipo de conteúdo que eles próprios desejam ver.

O principal apelo do UGC é o alto nível de autenticidade e de oportunidade de relacionamento que ele fornece. Com a mídia social rapidamente se tornando um fluxo interminável de artes produzidas, postagens patrocinadas e estilos de vida inatingíveis, tem havido um apetite emergente por uma representação mais autêntica de pessoas comuns, estilos de vida e experiências – especialmente durante este ano de crise e mudança social.

4) Vendas através das redes sociais

Mudanças recentes nas plataformas sociais permitiram que muitas empresas passassem a utilizar seus perfis em redes sociais como um canal de vendas. Isso se intensificou mais depois da chegada dos catálogos de vendas no Facebook, no Instagram e no Pinterest. Com isso, o comércio social está caminhando para se tornar uma das maiores tendências do marketing digital para 2021.

Com boa parte dos compradores online agora fazendo compras por meio de canais de mídia social como Facebook, Instagram ou Pinterest, e outra parcela substancial recorrendo às mídias sociais para se inspirar nas compras, agora é mais importante do que nunca tornar sua marca, produtos e serviços disponíveis para compra em mídia social – especialmente neste momento, quando cada vez mais empresas fazem a transição para o digital de forma a se ajustarem às mudanças causadas pela crise da COVID-19.

Abraçados por empresas dos mais diversos portes e serviços, os posts compráveis ​​estão se tornando o caminho do futuro. Com pesquisas mostrando que os clientes são mais propensos a comprar quando apresentados a uma experiência de compra simplificada, o comércio social dá às marcas a oportunidade de otimizar a experiência de compra em vários canais e plataformas, permitindo que seus clientes comprem produtos em cada etapa do caminho.

5) Lives

No ano passado, o vídeo ao vivo rapidamente se tornou um dos tipos de conteúdo online mais populares. Não apenas o Instagram Live e o Facebook Live estão se tornando cada vez mais populares – cerca de um em cada cinco vídeos do Facebook sendo transmissões ao vivo e 1 milhão de usuários do Instagram assistindo a vídeos ao vivo todos os dias. Tanto que outras plataformas – como Twitter, YouTube e, mais recentemente, até mesmo o LinkedIn – estão explorando o vídeo ao vivo também.

Só em 2019, os usuários da Internet assistiram a 1,1 bilhão de horas de vídeo ao vivo. E, embora esse número certamente tenha crescido por si só, a crise global apenas adicionou lenha na fogueira. Hoje o vídeo ao vivo se tornou um canal vital para muitos setores – especialmente para a moda, a música e o entretenimento.

Além de muitos influenciadores e marcas promovendo lives nas mídias sociais, muitos eventos tipicamente off-line como festivais, desfiles de moda, shows e galerias também adotaram o vídeo ao vivo, permitindo que seu público se envolvesse e os vivenciasse remotamente.

Para muitas pessoas e setores, as lives foram salvadoras em 2020 devido à conveniência, capacidade de identificação e acessibilidade que fornece, e temos certeza de que essa será uma das fortes tendências do marketing digital para 2021.

6) Conteúdo efêmero em diferentes plataformas

Conteúdo efêmero é aquele tipo de conteúdo visual acessível apenas temporariamente (normalmente 24 horas). Pode ser uma foto, um vídeo gravado ou transmitido ao vivo, demonstrações de produtos, entre outros. Esse tipo de conteúdo é muito popular em redes sociais como Facebook (Meu Dia), Instagram (Stories) e Snapchat (Snaps).

Ao contemplar as tendências do marketing digital para 2021 em seu planejamento, experimente e promova a sua marca com a utilização de conteúdos efêmeros. Lembre-se de que o Facebook tem mais de 1,66 bilhão de usuários ativos todos os dias, enquanto o Instagram tem cerca de 800 milhões. Os 187 milhões de usuários ativos diários do Snapchat criam 1 milhão de conteúdos efêmeros todos os dias.

Além disso, esse tipo de conteúdo obtém uma resposta imediata do público, como uma necessidade urgente de compra. Também permite que seus clientes se envolvam com sua marca, expandindo seu alcance e construindo confiança e reforço de relacionamento.

Comece já a incrementar sua estratégia de marketing de conteúdo:
clique e fale com a UP2Place Digital já!

7) Marketing de nostalgia

A moda é um dos movimentos mais cíclicos que podemos observar: eventualmente peças de temporadas passadas são (muito ou pouco) repaginadas voltam aos editoriais e passarelas. Agora outras indústrias têm vivido este momento – chamado de marketing da nostalgia.

As ações hoje estão por toda parte – e não apenas no meio digital: ligue a TV (ou acesse o YouTube) e provavelmente você encontrará um anúncio com um ator de um programa que você assistia quando era criança. Abra o Spotify e você poderá ouvir um trecho de música selecionado propositalmente para levá-lo de volta no tempo. Vá a um supermercado e caminhe entre as gôndolas para encontrar facilmente produtos com embalagens retrôs ou sucessos antigos de volta às prateleiras.

Essencialmente, o marketing de nostalgia visa capturar (ou melhor, recapturar) a atenção do seu público ao explorar tendências mais antigas e familiares do passado – e sabemos que funciona. Programas de sucesso na TV, como Mad Men, inspiraram a nostalgia dos anos 1960 para o público em todo o mundo, enquanto Stranger Things, da Netflix, homenageou os clássicos do cinema e a cultura pop dos anos 1980 – e se tornou um grande sucesso.

Mas por que esta seria uma das principais tendências do marketing digital para 2021? Porque as ações digitais podem custar menos e causar um impacto maior e mais direcionado em seu público. Você pode aproveitar esta onda ao resgatar embalagens antigas, cases e histórias do passado e muito mais.

Antecipe-se às tendências para 2021 – solicite um orçamento para a UP2Place Digital e comece já!

Tecnologias ganham destaque entre as tendências do marketing digital para 2021

A transformação digital mudou a forma como as empresas fazem negócios e se relacionam com seus clientes – e certamente ainda veremos muitas outras novidades vindo por aí, a começar por 2021. Confira as principais tendências tecnológicas para o próximo ano que sua empresa precisa manter no radar:

1) Retenção aprimorada por meio de segmentação

Como manter seus clientes existentes demanda menos dinheiro, os especialistas da Up2Place Digital sempre recomendam que se dedique mais esforço aos estágios intermediários e finais da jornada do consumidor.

Clientes satisfeitos tendem a contar a seus amigos e fornecer referências para ajudar a aumentar a receita. Eles também estão mais propensos a fornecer feedback direto e honesto sobre questões para melhorar sua marca.

Certifique-se de mantê-los informados sobre suas mudanças organizacionais ou processos que afetariam seu relacionamento por meio de e-mail marketing ou interagir com eles nas redes sociais. Ao coletar dados e segmentar seus clientes, você tem a oportunidade de economizar custos ao entregar seus produtos e serviços. Você também pode direcioná-los de uma maneira mais econômica, o que permite esticar ainda mais seus investimentos em marketing digital.

Sabemos que budgets enxutos serão uma das grandes tendências do marketing digital para 2021 – então toda ação que puder otimizar seus investimentos no próximo ano é mais que bem-vinda.

2) Google My Business

Se você possui uma empresa, uma das coisas mais importantes que pode fazer por ela é garantir que suas listagens locais sejam verificadas e mantidas atualizadas em várias plataformas de pesquisa.

Manter seu Google My Business em ordem ajuda a fornecer informações valiosas sobre seu horário de funcionamento, serviços e localização geográfica. É um dos principais fatores na pesquisa e os proprietários de empresas muitas vezes ficam surpresos ao saber quantos serviços existem por aí.

Ter uma área de serviço definida geograficamente em listagens locais realmente ajuda sua empresa a aparecer nas pesquisas “perto de mim”. Isso ocorre porque muitos mecanismos de pesquisa (especialmente o Google) priorizam a relevância em seus algoritmos de pesquisa.

Manter suas listagens atualizadas também permite que seus clientes saibam de quaisquer mudanças em seu horário, promoções, blogs ou qualquer outra informação que você gostaria de transmitir rapidamente. Entre as tendências do marketing digital para 2021, ter o Google My Business atualizado é uma das principais.

3) Lances automatizados no Google Ads

Os profissionais responsáveis por administrar as campanhas de Google Ads em sua empresa ajustam constantemente campanhas, palavras-chave e lances para obter o máximo de seu investimento em publicidade.

O problema é que todos os ajustes têm um custo: mais horas e taxas de gerenciamento mais altas. O lance automatizado, que permite ao Google automatizar movimentos anteriores para ajustar seu lance em tempo real, pode ser uma alternativa para o dia a dia – e um recurso vali8oso para pequenas empresas, que não podem contar ainda com uma agência de marketing digital.

Embora os lances automáticos (lançados em 2016) não sejam novidade, as melhorias contínuas, feitas especialmente no ano passado, significam que eles serão uma das fortes tendências do marketing digital para 2021. Com o suporte das táticas de lances automáticos sua empresa poderá dedicar seu tempo para otimizar outros aspectos do desempenho do PPC, o que, em última análise, oferece um resultado melhor a um custo menor para suas operações.

4) Pesquisa Semântica

No futuro, grande parte do universo SEO será moldado pela forma como as pessoas pesquisam coisas na internet. E embora isso pareça uma coisa simples, está enraizado em algo um pouco mais complicado: semântica. Geralmente, a semântica é o estudo das palavras, seus relacionamentos e o que esses relacionamentos significam em contextos específicos. Algo que combina muito bem com os mecanismos de pesquisa como o Google, certo?

Em 2021 e além, a pesquisa semântica será a forma como os mecanismos de pesquisa usarão a enorme variedade de dados disponíveis para determinar o contexto, a intenção e o significado necessários para recuperar o conteúdo mais relevante possível. Em termos leigos, a pesquisa semântica é como o algoritmo do Google pode pegar sua consulta de pesquisa incompleta, gramaticalmente incorreta e aparentemente aleatória e encontrar exatamente o que você estava procurando.

A pesquisa semântica engloba tanto o UX quanto com SEO. Em vez de colocar sobre as pessoas o ônus de usar exatamente os termos de pesquisa certos para encontrar o que precisam – aquela sequência perfeita de palavras – os mecanismos de pesquisa estão assumindo a responsabilidade de interpretar nossos jargões, linguagem fragmentada e perguntas obscuras.

E isso nos leva a outro ponto muito importante: os dispositivos assistentes de voz. Google Assistant, Amazon Alexa, Siri – recursos que estão no centro dessa mudança mais ampla para a pesquisa semântica.

Por sua própria natureza, os assistentes de voz são projetados para interpretar e responder a pesquisas faladas em linguagem coloquial. E eles são movidos por recursos de pesquisa semântica. Já falamos sobre a importância de atualizar suas estratégias de marketing de conteúdo para as pesquisas de voz – agora é hora de ter ainda este novo olhar e colocar em prática essa e outras tendências do marketing digital para 2021.

5) Automação de marketing

As tendências do marketing digital para 2021 mostram que o próximo ano promete trazer ainda mais tecnologias às quais as organizações precisarão se adaptar, como novas ferramentas que permitirão uma melhor personalização e customização da publicidade.

Sua empresa poderá direcionar os interesses ou ações de um cliente em potencial com mensagens econômicas, altamente estratégicas e personalizadas. Poderá otimizar o tempo de sua equipe de marketing para tarefas efetivamente estratégicas.

Considerando o cenário atual, em que o tráfego digital cresceu consideravelmente desde o crescimento do home office, a automação pode ajudar sua empresa a vender mais, se relacionar e manter seu cliente fiel.

A UP2Place Digital tem os parceiros certos para criar uma automação eficaz em sua empresa – clique e fale com nossos especialistas!

6) Chatbots

Embora o tema não seja uma novidade para empresas, tudo indica que o recurso ganhe melhorias e ganhe espaço entre as tendências do marketing digital para 2021 e além.

Os chatbots estão provando ser extremamente úteis para oferecer melhores experiências ao cliente e, ao mesmo tempo, trazer benefícios para as empresas. Isso porque:

  • Reduzem a pressão sobre a equipe de atendimento ao cliente ao lidar com problemas de solução simples;
  • São ótimos para a geração de leads, ajudando a equipe de vendas a converter com sucesso mais clientes em potencial;
  • Permitem coletar dados de clientes que podem ser analisados ​​para obter insights valiosos sobre o seu público e o que os motiva;
  • Garantem que sua empresa opere 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso é ótimo para clientes que não se enquadram no padrão típico ou clientes que preferem se envolver de uma forma mais flexível. Também é ótimo para abordar mercados globais, onde os clientes vivem em fusos horários diferentes;
  • Proporcionam um maior envolvimento do cliente. Sua empresa estará sempre disponível para interagir com o cliente;
  • Promovem economia de custos de longo prazo para a empresa.

Os chatbots se tornarão ainda mais populares daqui para frente – incrementados por iniciativas como UX Writing.

7) Integração online-offline da Experiência do Cliente

Para muitas empresas, a pandemia de 2020 trouxe a necessidade de criar ou aprimorar suas presenças digitais como forma de se manterem ativas e operantes no mercado.

Muitos varejistas online e marcas digitais experimentaram um aumento no número de negócios realizados através de seus canais digitais. Mas isso não significa que as lojas físicas chegaram ao fim: muitos consumidores ainda preferem manipular ou visualizar os produtos pessoalmente, antes de tomarem suas decisões de compra. Por isso, as marcas que operam nas duas esferas devem ajustar sua estratégia de marketing para tirar vantagem dessa digitalização crescente.

A aposta entre as tendências do marketing digital para 2021 é a profunda integração entre experiência online e off-line – onde as lojas físicas deixarão de ser apenas um local para fazer suas compras para se tornarem um lugar onde as marcas podem realmente se envolver com seus clientes e melhorar suas experiências. Além disso, as tecnologias RV e RA trarão mais experiência de compra para casa, melhorando a experiência de compra online.

Quais são os próximos passos para sua empresa em 2021?

Embora todas essas tendências do marketing digital para 2021 não representem uma lista completa, sem dúvida são um ótimo ponto de partida para planejar sua estratégia de marketing para 2021.

Em conjunto, a maioria dos CMOs poderia melhorar suas chances apenas deslocando mais recursos para a mídia social e pesquisa local, adicionando conteúdo mais personalizado e interativo e melhorando o envolvimento de suas equipes de marketing.

Essas tendências principais podem ajudá-lo a aumentar o tráfego do seu site, gerar mais leads e aumentar as vendas, ao mesmo tempo que proporcionam a retenção de sua base de clientes conquistada até aqui. Elas também são essenciais para ajudá-lo a entender melhor o que esperar do próximo ano e como elas impactarão o cenário competitivo mais amplo.

Quer uma abordagem mais detalhada e personalizada para impulsionar seus negócios em 2021? Solicite um orçamentos hoje mesmo!

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

GUIA DE MÍDIA PAGA​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
EBOOK TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL EM 2020​
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados