Veja como converter leads B2B com a estratégia do seu blog

Antes de formular qualquer estratégia de marketing para o seu negócio digital, é fundamental entender como ocorrem as negociações no ambiente virtual. A chamada jornada de compra do usuário deve ser consolidada a partir de uma estratégia de vendas sólida, focada em qualificar cada vez mais a abordagem com o público para facilitar a conversão de leads B2B.

Uma plataforma digital como um blog pode ser uma grande porta de entrada para a nutrição desses leads. Mas o primeiro passo é compreender a jornada do usuário, que passa pelas fases de Descoberta, Consideração e Decisão.

A primeira etapa é aquela em que o usuário é abordado pela primeira vez, seja visitando um site de forma orgânica ou recebendo mensagens através de campanhas de e-mail marketing para tomar “consciência” do serviço. Um contato inicial adequado facilita as próximas fases, que envolvem a “consideração” das soluções apresentadas e, eventualmente, a “compra”.

Até o compromisso verbal e o acerto final, porém, a jornada é longa. A busca pelo êxito envolve a criação de estratégias bem sucedidas para converter leads B2B . Além do investimento em mídia voltada aos anúncios, por exemplo, uma das formas de engajar o público e atrair clientes é produzir conteúdo relevante nas plataformas digitais – sobretudo blogs e redes sociais.

Como alcançar alta conversão de leads B2B através do blog

Uma estratégia de marketing bem pensada passa pela otimização de um blog e a criação de um ambiente atraente para a navegação do usuário. Conheça abaixo algumas formas de melhorar a abordagem da sua comunicação visando a qualificação de leads B2B.

1. Arquitetura da Informação, UX (User Experience) e a importância do layout

O design e a identidade da plataforma podem ter sério impacto sobre a experiência do usuário. Pensar em um layout limpo, atrativo, com linguagem assertiva e informação organizada é fundamental para direcionar a jornada do usuário da melhor forma rumo à conversão de leads B2B –  que também pode ser conhecida como a última etapa do funil de compra.

A disposição das informações, as opções de navegação e as interações da plataforma podem ajudar a prender a atenção do usuário durante a jornada. Criar um bom ambiente para a navegação já é metade do caminho. Daí em diante, a preocupação é com o conteúdo.

2. Crie chamadas atrativas

Use e abuse da criatividade! Os textos do blog são território livre e que podem adquirir um tom específico dependendo do assunto – ou da abordagem da empresa. Por exemplo: um blog que trata sobre eventos, festas e shows de músicas não deve apostar em uma linguagem muito formal e rebuscada.

Além de adequar o vocabulário, é essencial criar chamadas atrativas para que o usuário seja direcionado para novas abas que deem acesso ao site da empresa ou outros textos correlatos no mesmo blog. O chamado CTA (Call to Action) ideal é aquele que traz recomendações relevantes ao leitor já fazendo a ponte para outro conteúdo relacionado.

3. Otimize as ferramentas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta que possibilita a edição e a seleção de várias partes do texto, inclusive das palavras-chave, para ajudar no ranqueamento do conteúdo junto aos principais buscadores da Internet como o Google. Para muitos usuários, a relevância nos principais sites de busca pode ser entendida como um indicativo de navegação segura e confiável, o que pode estimular a atração de leads B2B.

Preencher cabeçalhos, descrições e palavra-chave é essencial para ajudar na classificação do conteúdo. A inserção de links internos – que redirecionem o usuário para páginas correlatas – também é uma alternativa para ampliar o tempo médio de navegação do usuário e, consequentemente, aumentar as chances de conversão de leads B2B, por exemplo.

4. Produza conteúdo relevante

Antes de sair produzindo conteúdo, saiba para quem você escreve! Analise o seu público, faça a projeção dos buyer persona e foque nos anseios do seu potencial cliente. Foque nos conteúdos que podem converter os usuários em leads qualificados e causem repercussão, seja em forma de comentários ou divulgação do artigo nas redes sociais.

5. Inove na medida certa!

Mais do que o texto escrito, as plataformas digitais atualmente estão bem adaptadas aos conteúdos multimídia. Por isso, saiba onde aplicar os recursos para diversificar a forma de se contar uma história. Produzir infográficos, vídeos e mini documentários pode ser uma estratégia ideal para atrair a atenção do público e diferenciar a abordagem.

6. Faça a análise da audiência

Criar um banco de dados para as postagens e se encarregar da análise da audiência do blog é fundamental para seguir formando estratégias de conversão de leads. Só desta forma é possível avaliar quais linhas criativas têm maior impacto, qual o assunto teve a repercussão mais relevante, e saber como otimizar as estratégias focando em uma melhora contínua.

Fale conosco e tenha todo o suporte para a transformação digital do seu negócio visando a formação de um bom ambiente para os usuários.

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