Como vender mais para clientes já conquistados – 6 dicas infalíveis!

Conquistar novos clientes é sempre a prioridade número 1 de dez entre dez empresas. Mas a aquisição de novos clientes sempre vem acompanhada de custos – na verdade custa cinco a dez vezes mais que o custo de manter um já existente).
É por isso que muitas empresas hoje estão descobrindo uma boa alternativa para vender mais: dedicar esforços para garantir a recompra de clientes já convertidos.
Essa é a forma de mais fácil de gerar novas receitas: clientes fiéis, que já conhecem a sua empresa, e estão mais abertos a consumir mais soluções disponíveis no portfólio de sua empresa.
Nesse momento, tão importante quanto investir tempo, verba e energia para desenvolvimento de novos negócios é ter a certeza de que sua equipe de Vendas possui argumentos e abordagens criativas e certeiras o suficiente para trabalhar essa fatia de público.
Separamos aqui 6 dicas infalíveis e comprovadas que podem ajudar sua empresa a vender mais:

1) Mantenha-se em contato

Parece óbvio, mas faça uma reflexão: você ou sua equipe de vendas conseguem visitar seus melhores clientes com a frequência adequada? Pois é. Então sua empresa precisa se esforçar para permanecer sempre no radar do seu cliente – e de quem toma as decisões dentro dela se quiser vender mais para essa empresa.
Aparecer apenas para falar de um novo produto ou oportunidade comercial pode criar uma imagem de que sua empresa só aparece para “levar” o dinheiro do cliente.
Por isso aposte em reuniões casuais, como almoços ou apenas uma visita para um café, envie um e-mail ou um bilhete de próprio punho no aniversário e outras datas especiais, compartilhe notícias ou marque-o em postagens nas redes sociais que tenham relevância para o negócio dele para criar um relacionamento estável e forte.

2) Use as oportunidades ao seu favor

Estude o calendário promocional e fique alerta às oportunidades que o dia a dia traz para encontrar novas chances de fazer negócios.
Para muitas empresas, a Black Friday é sempre uma data de muito sucesso em vendas e conversões – seja qual for a área de atuação. Mas o segredo aqui é pensar fora da caixa – como a TheFreshDiet.com fez.
Como um serviço de entrega de refeições saudáveis pode sair do esquema padrão de comunicação com seus clientes? Olhando justamente para as oportunidades – como uma campanha bem produzida de e-mails marketing disparados no Dia de Ação de Graças nos EUA.
Depois de um feriado – que é conhecido como um evento onde as famílias se reúnem para comer (muitas coisas calóricas) – que é próximo do ano novo (e de suas famosas resoluções), é muito comum que as pessoas pensem em… fazer dieta! A estratégia fez tanto sucesso que fez a empresa vender mais de US$ 400 mil em apenas em três dias.

3) Ajude seus clientes a vender mais para os clientes deles

Se a área de atuação de sua empresa é B2B, uma boa forma de atrair mais receita a partir de seus clientes é ajudá-los a aumentar as vendas para os clientes deles.
Um bom exemplo é o projeto desenvolvido por Nick Villaume, CEO da The Dev Department, uma empresa com sede em Atlanta que fornece serviços focados em White Labels para empresas de design gráfico.
Nick criou um sistema de credenciamento gratuito para os designers que são seus clientes. Isso confere a estes profissionais um nível de confiabilidade maior e ainda os posiciona como especialistas em seu mercado – o que acaba gerando mais oportunidades de negócios.
Com isso a The Dev Department foi além de vender mais – as vendas agora são mais lucrativas, porque a empresa investe menos tempo em treinamentos e em ações não-faturáveis.

4) Crie programas de incentivos para indicações

Incentive seus clientes a indicar sua empresa para seus fornecedores e outros parceiros de negócios como forma de obter vantagens de negociação.
Vale pensar em descontos para novas contratações de serviços, algum serviço de menor valor de brinde – tudo vai depender do seu portfólio.
Esse tipo de ação ajuda a reforçar o relacionamento com os clientes e gera mais receita e novos clientes – mas sem o habitual custo de aquisição, que sempre é alto.

5) Faça com que seus clientes se lembrem de todas as soluções que sua empresa oferece

Se muitas vezes nem a sua própria equipe de Vendas parece capaz de memorizar todos os produtos disponíveis no portfólio de sua empresa, por que seus clientes teriam esse conhecimento?
Uma boa dica é investir em uma área de cases próprios no website de sua empresa e compartilhe cada nova atualização com seus clientes.
Essa é a forma de não só manter contato com eles, mas também uma poderosa ferramenta de cross-sell: ao mostrar tudo o que sua empresa pode oferecer em termos de solução para as dores de alguns clientes, é possível que outros clientes encontrem ali soluções para problemas que eles talvez ainda nem tivessem enxergado.
Esse compartilhamento pode fazer parte de uma boa estratégia de Inbound Marketing voltada para trabalhar exclusivamente seus clientes já conquistados. E-mails marketing bem focados e segmentados, que explorem boas iniciativas de cross-sell podem gerar resultados bem positivos e atrair uma nova receita para a sua empresa.

Para saber mais sobre Inbound Marketing e Marketing Digital, consulte os especialistas da UP2Place e peça uma avaliação das estratégias digitais de sua empresa – é só clicar a seguir!

avaliação gratuita para identificar as oportunidades e potenciais do seu negócio!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!