Vídeos ao vivo no B2B: uma estratégia que traz resultados

Não é de hoje que o vídeo é apontado como a melhor tática de marketing digital dos últimos tempos – abordamos o tema aqui e aqui. E isso só tem consolidado depois da popularização do recurso em diversas redes sociais. Com isso, o uso do vídeos ao vivo no B2B torna-se uma poderosa estratégia dentro do seu plano de marketing digital integrado.

Especialmente quando olhamos para os números relacionados com o seu engajamento: os usuários comentam 10 vezes mais quando um vídeo é ao vivo, em comparação com conteúdos pré-produzidos.

Embora este já seja um argumento bastante poderoso para convencer sua empresa a investir em vídeos ao vivo no B2B, preparamos ainda uma lista com vários outros argumentos – e ainda trouxemos muitas dicas para colocar em prática. Confira!

Benefícios de utilizar vídeos ao vivo no B2B

O live video tem o potencial de impulsionar os esforços de marketing digital da sua empresa, conectando-se de maneira mais instantânea e significativa ao seu cliente em potencial.

Aqui estão algumas razões pelas quais você deve considerá-lo para sua próxima campanha de marketing B2B:

Um recurso simples, mas de alto impacto junto ao público

A principal razão pela qual os vídeos ao vivo no B2B são altamente estratégicos é o seu poder engajamento junto ao público.

Se o vídeo por si só já traz bons resultados em uma estratégia de marketing, o vídeo ao vivo amplifica isso: o formato cria um senso de urgência, que estimula as pessoas a darem atenção imediata ao conteúdo.

Além disso, seus espectadores estão cientes de que estão assistindo ao mesmo tempo que muitos outros, criando um senso de comunidade. A possibilidade de interagir com perguntas e participações dá a eles um acesso imediato à sua empresa que poucos canais podem proporcionar.

É fácil produzir vídeos ao vivo no B2B

Hoje sua empresa não precisa mais investir na contratação de equipamento e profissionais para fazer suas produções de vídeo.

Um smartphone mais moderno e uma conexão wifi potente permitem não só produzir, mas também transmitir qualquer tipo de conteúdo de forma prática e eficaz.

Existem inúmeras opções de aplicativos para fazer isso – tudo depende de onde seu público está: Periscope, Snapchat, Facebook Live e Instagram Stories são algumas das opções de vídeo ao vivo mais populares. Detalhe: todos são gratuitos e fáceis de usar.

Uso eficiente do recurso

Uma das grandes vantagens de apostar na produção de vídeos ao vivo no B2B é a possibilidade de reaproveita-lo em outros canais digitais de relacionamento com seus clientes.

É possível fazer download de sua transmissão ao vivo no Facebook e disponibilizá-la em seu canal no YouTube.

Sua estratégia de marketing de conteúdo pode otimizar estes vídeos produzindo artigos para blog e postagem de trechos nas redes sociais, complementando as informações que foram passadas durante a live ou respondendo perguntas que os vídeos ao vivo possam ter levantado.

Como aproveitar o recurso de vídeos ao vivo no B2B

Veja a seguir algumas dicas para começar desde já a explorar o recurso:

  • Transmita conferências e eventos de palestrantes: amplie o raio de impacto do seu conteúdo e imagem de marca com a transmissão de vídeos ao vivo. Isso ajuda a envolver não apenas os participantes, mas todos aqueles que acompanham sua marca em eventos, mas que não podem estar fisicamente presentes em todas as ocasiões;
  • Explore a interatividade: como mencionamos no tópico anterior, o recurso de live video traz uma excelente oportunidade para conversar diretamente com seu público. Responda a perguntas e atenda ao vivo, em tempo real, para mostrar o quão engajada é sua marca;
  • Promova o seu conteúdo ao vivo: é importante atrair o máximo de participação possível nas transmissões de vídeo no B2B. Por isso empregue seus esforços em divulgar data e hora de sua transmissão ao vivo;
  • Faça um planejamento flexível: uma das razões pelas quais o vídeo ao vivo é tão popular é o seu clima de autenticidade. Por isso planeje os pontos-chaves de sua transmissão, mas deixe espaço para a improvisação;
  • Preparação técnica é essencial: nada pode ser pior para uma marca do que mobilizar seu público para uma transmissão ao vivo e na hora ficar sem rede wifi – ou até sem bateria. Certifique-se de que tudo esteja pronto e funcionando antes de iniciar sua transmissão para evitar imprevistos;
  • Analise seus resultados: praticamente todas as plataformas disponibilizam estatísticas para ajudar sua empresa a entender o desempenho do seu vídeo ao vivo no B2B.
    O Facebook, por exemplo, mostrará quantas pessoas assistiram pelo menos parte da transmissão ao vivo e quantos espectadores tiveram em determinado momento.

Gostou das dicas deste artigo? Então acompanhe a UP2Place nas redes sociais para receber mais dicas e ficar por dentro das últimas novidades do setor!

Facebook - UP2PlaceLinkedIn - UP2Place

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!