Com a crescente competição por atenção nos canais digitais e as mudanças de algoritmos, o uso de vídeos para empresas de TI tem se mostrado uma das mais eficazes estratégias de marketing da atualidade.

O formato pode ajudar muitas empresas de tecnologia no setor B2B que hoje enfrentam dificuldades para alcançar os responsáveis pelas tomadas de decisão certos nos canais corretos e direcioná-los para o funil de vendas.

Se sua empresa está envolvida neste setor e tem passado aperto na hora de gerar mais leads, esse artigo pode trazer soluções bem eficazes – sempre usando vídeos para empresas de TI. Confira a seguir.

Vídeos para empresas de TI: uma importante estratégia de marketing digital

Atrair leads qualificados tem sido um grande desafio para negócios da área de tecnologia, sendo uma parte fundamental no sucesso das operações.

Para uma estratégia eficaz, é preciso otimizar os investimentos em marketing, focando em ações e ferramentas com maior potencial para envolver os responsáveis pela decisão de compra em suas organizações.

O segredo aqui é mostrar que sua empresa entende os desafios enfrentados pela indústria-alvo, que são líderes de pensamento e têm uma solução única que pode fornecer o ROI que aquele lead tanto busca – e precisa justificar para o setor de compras.

Vídeos para empresas de TI podem ser a solução: uma linguagem rápida, de fácil compreensão, antenadas com o perfil atual de consumo de informação e que pode transformar a forma como sua empresa se vende para o mercado.

Se você duvida, pense nos hábitos de sua buyer persona. Talvez ele não tenha tempo para consultar a ficha técnica de um de seus produtos ou serviços – mas com certeza ele pode dedicar alguns breves minutos para assistir a um vídeo interessante sobre uma solução que pode ser valiosa para eles. Tanto que 54% dos executivos seniores compartilham semanalmente alguns vídeos relacionados ao trabalho com seus colegas.

Veja abaixo algumas dicas na produção de vídeos para empresas de TI que sua empresa pode explorar dentro de sua jornada de compras e atrair mais leads – e mais conversões:

Ofereça conteúdo útil

Uma boa estratégia de inbound marketing focada em vídeos para empresas de TI deve prever a criação de conteúdo relevante e com perfil educacional, como:

  • Tutoriais sobre como usar sua solução;
  • Demonstrações de produtos;
  • Webinars sobre tendências e práticas recomendadas do setor;
  • Manuais visuais – no estilo “how to”.

Os Webinars são particularmente úteis porque quando você solicita os dados dos leads em troca do conteúdo, criar um banco de dados altamente qualificado, que podem se transformar em conversões futuras.

Todos estes materiais ainda poderão ser usados em diversas etapas de sua jornada de compras, contribuindo no processo de nutrição de leads.

Ofereça testemunhos de seus clientes

Poucas ações podem ser mais poderosas dentro do marketing do que uma boa prova social.

Quando um lead vê um outro profissional do setor dizendo o quão positiva foi a contribuição de sua solução em seu negócio, é inevitável que ele pense: “Essa solução funcionou para outra empresa como a nossa, então deve funcionar para nós”.

Pequenos vídeos com cases de sucesso de seus produtos em algumas empresas também podem contribuir significativamente na tomada de decisão de seus leads – pense nisso ao estruturar seu próximo planejamento de vídeos!

Seja um storyteller

A tecnologia utilizada em seus produtos pode ser bastante complexa e robusta – fazendo com que você pense que um vídeo sobre isso soasse cansativo.

O segredo, ao usar vídeos para promover sua solução, é transformar-se em um bom storyteller, um contador de ótimas histórias.

Converse na língua do seu espectador mostrando, como ajudou um cliente específico a obter bons resultados. Como sua empresa nasceu. Ou como sua equipe desenvolveu um recurso específico.

Prenda a atenção das pessoas com uma história boa e fácil de entender – e trabalhe os pontos altos dentro de sua jornada de vendas.

Faça vídeos divertidos

Sua atuação no B2B não significa que todos os vídeos de sua empresa devem ser sóbrios e técnicos. Na verdade, o oposto é que pode surpreender e trazer mais engajamento.

Crie vídeos que sejam particularmente engraçados ou divertidos apara se destacar no mar de seriedade dos vídeos para empresas de TI.

Um bom exemplo é um vídeo mais popular no YouTube da New Relic , uma empresa de monitoramento e performance na internet. Ao contrário do esperado, não é um tutorial ou um apanhado de dicas exclusivas: é um vídeo de rap hilário, sobre codificação, feito por um de seus colaboradores.

Use a tecnologia ao seu favor

Como uma empresa de tecnologia, você certamente está atento aos avanços da transformação digital na sociedade e na variedade de recursos que as pessoas possuem hoje para se comunicar.

Se você está lendo este artigo e pensando que isso vale apenas para empresas grandes, que possuem orçamentos generosos de marketing, repense: com as redes sociais e seus recursos, você pode fazer muitos destes vídeos com seu próprio smartphone.

Use a conta de Instagram ou Facebook de sua empresa e promova webinars, stories sobre lançamentos de novos produtos, divulgue uma nova solução para um problema antigo que sua equipe encontrou – a falta de verba não pode ser uma desculpa! Você ainda pode salvá-los e usar (com restrições, por conta da qualidade da imagem) em seu próprio site, canal de YouTube e LinkedIn posteriormente.

Concluindo: vídeos para empresas de TI são decisivos para a conversão de leads

Quando sua empresa dá aos seus clientes em potencial alguns frames de conteúdo relevante e divertido para apresentar sua empresa, sua tecnologia e seus clientes.

Depois que seus leads começarem a entender e a confiar nestes três pontos, eles estarão mais preparados para atravessar sua jornada de compra até à conversão.

Além de vídeos para empresas de TI, há uma série de outras ações de marketing em que sua empresa pode investir – baixe nosso e-book gratuitamente para ter acesso completo ao tema!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!