Web Stories: saiba mais sobre essa novidade do Google

Descubra como o Google Web Stories, última trend do setor, pode fortalecer sua marca no meio digital e atrair leads mais qualificados.

A chegada do formato Web Stories, promovido pelo Google, tem agitado os principais players do setor.

Afinal, como este novo formato pode ajudar empresas como a sua a fortalecer a autoridade da sua marca?

Ou fornecer o tipo de conteúdo certo para uma geração de leads mais qualificados? Siga na leitura para descobrir estas e outras respostas.

Web Stories: o AMP Stories de cara nova

Embora pareça uma grande novidade, os especialistas já conheciam este formato anunciado recentemente. Porém, com outro nome: AMP Stories.

O recurso foi lançado em fevereiro de 2018, como uma proposta de conteúdo visualmente rico e focado em dispositivos móveis.

Algo com o mesmo espírito e linguagem à funcionalidade “stories” – popular em muitas plataformas de mídia social.

Mas em maio de 2020 o produto foi rebatizado como Web Stories.

A explicação dada pelo Google é que esta seria “uma versão baseada na Web do popular formato Story. Permitindo que os criadores hospedem e possuam seu conteúdo”.

Como os Web Stories permitem que empresas e criadores se tornem proprietários de seu conteúdo

A parte final da declaração dada pelos especialistas do Google certamente é uma resposta a um dos grandes dilemas atuais: a propriedade de conteúdo.

O que isso significa? Desde o lançamento das plataformas sociais, como o Facebook e o Instagram, muitas marcas e criadores se colocaram fervorosamente a serviço das redes.

De que forma? Produzindo conteúdos pensados para performar bem nas redes. E, especialmente, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos algoritmos de cada uma.

Assim, vimos uma série de dancinhas. Criadores apontando coisas na tela no ritmo da trilha sonora. E muito mais.

Até que as redes sofreram um apagão em meados de outubro de 2020. Muitas empresas tiveram grandes problemas com a falta das redes. Inclusive as próprias plataformas, que viram suas ações despencarem nas bolsas de valores de todo o mundo.

Isso levantou um debate importante: afinal, o quanto do seu conteúdo é seu de fato?

O questionamento vem do fato que a atuação de qualquer marca dentro das redes funciona como uma espécie de “aluguel de espaço”.

Então, quando o espaço se torna indisponível, para onde vai a presença digital da sua marca? O Web Stories, assim como os sites e blogs corporativos, pode ser a resposta para essa questão.

O que são os Web Stories do Google, afinal?

Este é um formato de conteúdo visual que pode ser mostrado na internet.

Você pode encontrá-los em um formato semelhante aos stories no Instagram. Pois eles permitem que os criadores publiquem uma sucessão de imagens, vídeos e áudios.

Pense no Stories como uma série de imagens rápidas ou vídeos que um usuário pode folhear. O lugar ideal para contar a história que você quiser.

Quando acaba, há um pequeno “Call to Action” (CTA). O que pode incentivar o público a visitar seu site para obter informações adicionais.

Segundo Mateus Wolcow, Analista de Marketing e Estrategista Digital da UP2Place Digital, “o Web Stories é uma inversão do ciclo de UX. Ao invés de ser passiva aos olhos, tem uma ação mais ativa do usuário, engajando-o a prestar mais atenção ao conteúdo“.

Onde os Web Stories aparecem?

Há um detalhe bastante especial sobre o recurso: sua capacidade de ser visto em toda a web.

Essa característica é bastante única. Especialmente quando analisamos as funcionalidades neste formato encontrada nos aplicativos de redes sociais.

Assim, além de garantir a propriedade do seu conteúdo e fortalecer sua autoridade de marca, os Web Stories garantem uma maior visibilidade.

Afinal, eles podem ser vistos nos mais diversos cantos do ambiente digital:

 

Em seu site

O formato do Instagram Stories está preso aos likes e à visibilidade exclusiva dentro da plataforma.

Enquanto isso, os Stories do Google podem ser hospedados no próprio site da sua empresa.

Então, isso dá à sua marca e à sua agência de marketing digital mais liberdade sobre o conteúdo dos Stories. Pois não há restrições em torno do conteúdo. Ao contrário de muitos aplicativos.

Além disso, seus Stories do Google podem ser utilizados para direcionar o tráfego para o seu site. Assim, seus leads não ficam restritos aos limites do Instagram. Algo essencial para suas práticas de SEO – saiba mais a seguir.

 

Nos resultados da pesquisa

Um dos principais benefícios do uso dos Stories do Google é sua acessibilidade dos SERPs.

Pois o Google Web Stories pode ser indexado como uma página web e entregue como resultado de pesquisa no Google.

Imagine como o alcance de seus conteúdos podem exponencialmente com este novo recurso.

 

No Google Discover

Em outubro de 2020, o Google anunciou que estava trazendo web stories para feeds do Google Discover. Os primeiros países a receberem a novidade foram o Brasil, a Índia e EUA.

Seu grande diferencial é o seu funcionamento. As pesquisas em mecanismos de busca geralmente começam com uma palavra-chave.

Já o Discovery traz resultados automaticamente, baseados nos interesses do usuário e em tendências de pesquisa.

Os resultados em maior evidência são os mais recentes e aqueles classificados como mais relevantes.

 

Em suas publicações on-line

Os Web Stories estão hospedados em seus próprios servidores. Isso significa que o conteúdo também pode ser usado em outros ativos digitais de sua empresa. Como e-mail marketing, eBooks, entre outros.

 

Em vários dispositivos

A princípio, a tecnologia AMP utilizada pelos Web Stories é projetada para uso em dispositivos móveis.

Mas o formato também pode ser visualizado em:

  • Navegadores móveis,
  • Tablets,
  • Desktops.

Dessa forma, o conteúdo ganha um ciclo de vida útil maior. Pois não há necessidade de criar alternativas para ativos responsivos, como sites e desktops.

Além disso, você pode replicar estes mesmos conteúdos em suas plataformas sociais.

Sempre falamos aqui que esta prática não é a mais adequada. Pois produzir conteúdo pensado para a plataforma é o que traz resultados expressivos.

Mas sabemos bem que às vezes a equação tempo X demanda nem sempre fecha de forma positiva. Então contar com mais essa possibilidade pode ser um bônus.

 

Concluindo

Agora você já conhece o Google Web Stories e seu potencial na geração de tráfego e leads qualificados para sua empresa.

Por isso, o formato proporciona um conteúdo rico e envolvente. Mas com possibilidades mais amplas, sem as restrições das outras plataformas sociais.

Além disso, os Web Stories não são vinculados ao tempo ou limitados a determinadas plataformas.

Isso amplia a atuação e a eficácia de seu conteúdo como isca para atrair leads, entregar valor, fortalecer a autoridade de sua marca e muito mais!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o Google Web Stories ou queira saber como aplicar em seu negócio, converse com um de nossos especialistas!

 

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